Mais da metade dos assinantes da TV paga passa o dia todo (e a noite também) apenas diante dos canais abertos.
O índice – que sempre causa espanto – foi registrado pelo Ibope no último mês de 2015: 56% de quem pagou TV por assinatura em dezembro não saiu da frente da Globo, da Record e do SBT
Ou seja, os assinantes de TV brasileiros pagam de R$ 100 a R$ 166, em média, mensalmente, às operadoras para continuar sintonizando apenas canais gratuitos.
Assim como na TV aberta, a Globo é líder de audiência também na TV paga: tem 30,89% de participação nas TVs ligadas (share).
A Record vem em segundo, com 10,16%. O SBT vem a seguir, com 7,64%.
A Band e a RedeTV! não têm boa audiência na TV por assinatura.
A Band está em sexto lugar, com apenas 2,96% de share, e atrás dos canais Discovery Kids e Cartoon.
Já a RedeTV!, com 1,21%, está em 11º lugar, atrás também de TNT, Disney Channel, Mega Pix e Fox.
Há pelo menos duas teorias para explicar o fenômeno que faz as pessoas gastarem um bom dinheiro em mensalidades de TV e ainda assim continuarem assistindo apenas aos canais abertos: 1) hábito arraigado; 2) o assinante tem o interesse apenas de melhorar o sinal de sua TV.