Apesar dos esforços, morre lobo-guará resgatado em Cantagalo

07/11/2019 15:43:32
Compartilhar

Todos os esforços possíveis foram feitos, entretanto, morreu na madrugada desta quinta-feira, 7/11, a fêmea de lobo-guará resgatada pelo Corpo de Bombeiros na sexta-feira, 1/11, nas proximidades da Aldeia, em Cantagalo.

O resgate do animal viralizou nas redes sociais nos últimos dias. A informação sobre a morte do animal foi confirmada pela veterinária Josiane Abreu Leitão.
O animal estava muito debilitado, segundo informou a veterinária, e provavelmente teria percorrido grande distância fugindo de incêndio florestal até ser resgatada em Cantagalo.

A veterinária tem atuado no trabalho de outros animais silvestres vítimas dos humanos, com muita dedicação e carinho. Ela se emocionou ao anunciar a morte do lobo-guará.

Considerado a maior espécie de canídeo das Américas, o lobo-guará não tem nada de mau, nem é agressivo. Ele é apenas curioso e pode se aproximar das povoações, assustando algumas pessoas. Apesar do porte imponente e da alcunha de “lobo”, é tímido, solitário e prefere manter distância de populações humanas.

O lobo-guará vive em regiões abertas, como campos e matas de capoeira. Quando seu ecossistema é afetado, ele é obrigado a procurar refúgio em outro fragmento de mata.

Compartilhar