Caneca da I Festa do Vinho em Nova Friburgo

24/03/2022 19:23:25
Compartilhar

Os anos 70: uma década repleta de emoções, sonhos, novidades e conquistas. As calças flare, as franjas, o veludo, o futebol solto, as estampas hippie são alguns detalhes desse período hedonista.

A produção nacional de entretenimento ganhava espaço em nossos lares: Chico City, Vila Sésamo, Sítio do Pica-Pau-Amarelo, Malu Mulher, A Grande Família, Dancin’ Days, Irmãos Coragem, Selva de Pedra… Os internacionais, também, faziam grande sucesso: Hulk, Cyborg, As Panteras, Havai 5.0, Kojack, Shazam, Starsky & Hutch, Ilha da Fantasia, O Tunel do Tempo…
O Brasil estava em festa! Tri campeão de futebol no México. Camisa amarela, calção azul, meias brancas. O mundo – ou melhor, quem tinha acesso – viu, pela primeira vez, graças à primeira transmissão em cores da televisão de um Mundial, que o uniforme canarinho era, de fato, canarinho.

O movimento hippie também teve sua força. Difundido em 1969, em Woodstock, quando 400 mil pessoas se reuniram durante três dias ao som de Jimi Hendrix e Janis Joplin.

Nova Friburgo, ano 1976

E Nova Friburgo entrava para a história. No dia 17 de julho de 1976, na sede do majestoso e imponente Nova Friburgo Country Clube, aconteceu a primeira edição da Festa de Queijos e Vinhos. O célebre evento teve a direção do presidente Walter Soares da Cunha, que permaneceu no cargo por 14 anos consecutivos (de 1967 a 1981).

Para essa edição de estreia, os queijos foram adquiridos no Instituto de Laticínio Cândido Tostes (Juiz de Fora/MG) e as bebidas no Vinhos Beltrane Indústria e Comércio Ltda. (Antônio Prado/RS). O conjunto Los Gringos foi a atração musical da noite. A festa foi um enorme sucesso nos âmbitos social e financeiro, resultando positivamente no fomento do turismo de Nova Friburgo para todo o Brasil.

Compartilhar