Colecionador X acumulador

23/12/2021 12:01:44
Compartilhar

Muita gente ainda confunde, portanto é preciso esclarecer: o colecionador está longe de ser um acumulador. Que fique bem claro! Apesar da semelhança existem muitas diferenças entre ambos. O acumulador guarda e esconde coisas, de forma desorganizada, sem nenhum critério. O colecionador estuda e pesquisa seus itens, faz a devida catalogação para que de forma organizada possam ser apreciados e até mesmo expostos em exposições, museus, centros de artes, feiras, etc.
Os acumuladores juntam grande quantidade de coisas, geralmente em completa desordem, ocupando áreas excessivas da casa ou do local de trabalho que fazem falta às demais pessoas. Nos casos graves começam enchendo um quarto de quinquilharias, depois outro, a sala, cozinha e logo não sobra espaço para mais nada na casa.

Um exemplo de colecionador é o Fausto Silva, ex-apresentador da Rede Globo. Sua coleção invejável. O cuidado é tamanho que, além de ter em sua residência um cômodo específico, mantém um funcionário apenas para essa manutenção. Peças que custam em média R$100 mil e chegam a superar R$1 milhão. O destaque de sua coleção são os carros em miniatura, tendo mais de 1.500 unidades.

Compartilhar