Filmes da semana de 15/08 a 21/08

17/08/2024 11:54:36
Compartilhar

Estreia esta semana nos cinemas em Nova Friburgo Alien: Romulus. Essa é uma franquia que já dura quarenta e cinco anos e que já explorou diversas mídias e formatos, arrebatando uma legião de fãs. Sempre com nomes fortes como Ridley Scott e James Cameron, desta vez Fede Alvarez dirigiu e foi coautor do roteiro aproveitando de toda sua competência para trazer um filme que remete ao terror, utilizando referências sem se apoiar nelas, com robustez e personalidade. Uma história simples, contada com muita força narrativa através de conceitos sociais, tecnológicos e técnicas para impulsionar a ação dramática. São muitos os pontos interessantes que causam a claustrofobia e o pânico em tudo que cerca o ambiente cenográfico, além claro da luz ou sua falta, e os enquadramentos. A opção por um elenco jovem e sem grandes estrelas também foi acertado. Isso afasta comparações com outros personagens da franquia e ajusta o olhar do público ao que realmente interessa. No elenco temos a ótima Cailee Spaeny, Archie Renaux, Isabela Merced e David Jonsson, entre outros, sempre muito bem dirigidos e com atuações competentes. O enredo não tem muita importância para o filme, somente para o futuro, mas Fede Alvarez soube como mesclar a simplicidade com um resgate em imprimir apenas o que era preciso, sem se intimidar com o passado. Essa é uma grata surpresa para os fãs. Acredito que uma releitura do original de 1979 é interessante, antes de assistir ao filme. Finalmente temos uma obra que certamente vai mudar os rumos da franquia. Vale muito o ingresso e a indicação etária é recomendada para maiores de 16 anos.

Estreia também esta semana nos cinemas em Nova Friburgo Os Inseparáveis. Animação da Paris Filmes, essa produção busca a mesma abordagem de Toy Story, em que bonecos de um antigo teatro no Central Park, ganham vida sempre quando as luzes se apagam. Esse é um plot muito explorado, mas que sempre rende boas risadas e muitas lições edificantes. Trabalha o mito da caverna de Platão, em que dois bonecos saem das suas zonas de conforto para explorar o mundo levados pela curiosidade e seus sonhos de ser mais do que estão impostos a viver. Isso sempre leva a uma jornada de descobertas e fortalecimento de laços, com aventuras e muitos momentos cômicos. Visualmente a animação não tem a qualidade das produções da Disney, por exemplo, mas compensa com criatividade, ressaltando a fantasia no olhar do espectador ao mesclar diferentes estéticas, o que ajuda muito narrativamente. Dirigido pelo experiente Jérémie Degruson, o filme entrega o que propõe mesmo sem sair da caixinha, e vai agradar crianças e adultos. Fofo e divertido, vale sim o ingresso e a indicação etária é livre para todas as idades.

Outra estreia desta semana nos cinemas em Nova Friburgo é Meu Filho, Nosso Mundo. Com lançamento modesto, esse filme reúne grandes estrelas e trata de um tema muito importante sobre a convivência e o desenvolvimento de jovens diagnosticados com o espectro autista. Dirigido por Tony Goldwyn, o filme é um projeto pessoal de Robert De Niro que tem um filho com essa condição e participa do roteiro. Essencialmente é um roadmovie, uma proposta batida, mas que funciona. O enredo é sobre um menino de onze anos com pais separados que começa a ter problemas sociais e devido a blindagem de sua mãe, seu pai decide levá-lo em uma viagem para compartilhar experiências e “libertar” o menino. O problema maior desta produção é o ritmo arrastado, principalmente na primeira metade mas, com tantas estrelas no elenco e com um tema tão importante, o filme se torna interessante e necessário. Além de Robert De Niro, temos Bobby Cannavale, Rose Byrne, Whoopi Goldberg, Tony Goldwyn, Vera Farmiga e Rainn Wilson, além da grande atuação de William A. Fitzgerald, um menino apaixonante que realmente é autista. Belo e emocionante, o filme carrega muita verdade e ensinamentos sobre nós mesmos e como nos relacionar com uma sociedade tão rica em diversidade, buscando sempre o amor e a inclusão. Vale muito o ingresso e a indicação etária é recomendada para maiores de 14 anos.

A última estreia desta semana nos cinemas em Nova Friburgo é Princesa Adormecida. Adaptação do livro da escritora Paula Pimenta, o filme trabalha um conto contemporâneo de princesa com uma abordagem adolescente e fantasiosa sobre sonhos e realidades. O enredo é sobre uma jovem que foi adotada por três irmãos, que busca sua identificação e liberdade. Ao completar seus quinze anos, ela descobre que está aprisionada em um sonho e que na verdade, ela é uma princesa de um reino distante. Dirigido por Claudio Boeckel, o filme entrega uma proposta honesta, é direcionado a um público específico e consegue trabalhar bem os pontos pretendidos. No elenco temos Pietra Quintela, Maisa Silva, Guilherme Cabral e Patricia França, entre outros, todos com muito empenho, mas em um formato engessado, com jeito de especial de televisão. Essa é a segunda adaptação de uma obra da escritora Paula Pimenta e segue o mesmo formato teen, com muitas cores e com doses de drama e fantasia. Para quem gosta desta proposta, vale sim o ingresso e a indicação etária é recomendada para maiores de 10 anos.

Sugestão: A dica desta semana para assistir em casa vai para a temporada final de Umbrella Academy. Quarta e última temporada com apenas seis episódios, os irmãos Hargreeves mais uma vez lutam para evitar o apocalipse. Com muitas revelações e reviravoltas temos um final emocionante e satisfatório. Para quem já conhece a série, vai gostar das soluções e caminhos construídos.

Compartilhar