Estreia esta semana nos cinemas em Nova Friburgo O Rei dos Reis. Dirigido por Seong-ho Jang, essa é uma animação sul-coreana que busca recontar a vida de Jesus Cristo com uma abordagem inovadora. O enredo se desenrola a partir de uma narrativa de Charles Dickens para seu filho Walter, situada na Londres vitoriana. Baseado no livro “A Vida de Nosso Senhor”, o enredo mistura passagens da vida de Jesus com observações atuais. Embora essa alternância traga dinamismo à obra, momentos de humor destoam do tom solene das cenas religiosas, comprometendo a profundidade da mensagem. A animação oscila entre a solenidade e o absurdo, dificultando a imersão na história. Visualmente, o filme é competente, com cenários detalhados e personagens expressivos. Apesar da originalidade e a tentativa de tornar a história de Jesus mais acessível, pode incomodar os puristas. Ainda assim, é uma obra que se destaca pela coragem de repaginar uma história tão conhecida sob um prisma criativo, tornando-se uma opção interessante tanto para quem busca entretenimento familiar quanto para quem aprecia releituras ousadas de textos sagrados. Vale sim o ingresso e a indicação etária é para maiores de 10 anos.
Outra estreia nesta semana é Pecadores. Esse é um filme de terror ambientado no Mississippi dos anos 1930 que combina elementos sobrenaturais com aspectos sociais. O enredo gira em torno de irmãos gêmeos que voltam à sua terra natal com o objetivo de inaugurar um clube de blues. Eles descobrem uma ameaça sombria com antigos membros da Ku Klux Klan que, vagam como criaturas vampíricas. O roteiro de Ryan Coogler entrelaça elementos de horror, musicalidade e crítica social, abordando questões profundas como o legado do racismo, espiritualidade e raízes culturais negras. No elenco Michael B. Jordan entrega uma performance impressionante ao interpretar dois personagens distintos enquanto Hailee Steinfeld buscou profundidade emocional ao seu personagem. O filme se destaca por uma abordagem inovadora ao gênero de vampiros, assim como carrega muita relevância quanto aos temas abordados. A combinação de terror e comentário social eleva o filme além das convenções do gênero. Com a boa direção e roteiro de Ryan Coogler, atuações marcantes e uma narrativa que mescla horror e crítica social, o filme se destaca como uma das produções mais relevantes do ano. Vale muito o ingresso e a indicação etária é para maiores de 16 anos.
Estreia também nesta semana em Nova Friburgo Nas Terras Perdidas. Dirigido por Paul W.S. Anderson, essa é uma adaptação de contos de George R.R. Martin bem no estilo tradicional pós-apocalíptico que tanto nos acostumamos a ver na saga de “Resident Evil” e outros trabalhos do diretor. O enredo é sobre uma feiticeira e um caçador Boyce em uma missão para obter o poder da transmutação, enfrentando criaturas sobrenaturais e fanáticos religiosos. Embora a premissa seja promissora, o roteiro de Constantin Werner não ajuda entregando uma narrativa fragmentada. São diálogos pouco aprofundados e com frases de efeito, o que não explora ou aprofunda os personagens. Visualmente, o filme exagera no uso extensivo de CGI, embora tenha boas sequências de ação. No elenco principal temos Dave Bautista e Milla Jovovich fazendo mais do mesmo. O filme é a cartilha de Paul W.S. Anderson, fantasia científica com pouco desenvolvimento dos personagens e efeitos visuais medianos. Um ponto positivo que vale ser citado, é a combinação de elementos de fantasia sombria com a estética de faroeste, já muito explorada, mas sempre bem-vinda. Ela busca trazer mais realismo para as cenas. Com um roteiro fraco, ritmo irregular e falta de profundidade, só vai agradar mesmo aos fãs de fantasia e ação. Ainda assim, vale o ingresso e a indicação etária é para maiores de 16 anos.
A última estreia desta semana nos cinemas em Nova Friburgo é Sneaks: De Pisante Novo. Essa é uma animação que mergulha no universo dos tênis e da cultura urbana explorando as diferenças, superações e os desafios enfrentados por todos ao longo de suas vidas. O enredo é sobre um tênis falante que embarca em uma jornada para se reunir com seu par perdido. Embora a premissa seja criativa, o desenvolvimento do enredo tende a seguir caminhos previsíveis, com alguns diálogos que podem parecer maçantes em certos momentos. Ainda assim, o filme consegue manter um tom leve e divertido, adequado para o público infantil. Visualmente a animação retrata a cultura dos sneakers e do hip-hop e a direção de Rob Edwards, foi conduzida com um ritmo constante, equilibrando bem as cenas de ação e as introspectivas. Os personagens são carismáticos e vão agradar crianças e adultos. Temas interessantes são explorados, mas com pouca profundidade, o que é compreensível. O ponto forte mesmo é a ideia e a mensagem positiva sobre amizade e autodescoberta. Bom programa para toda a família. Vale sim o ingresso e a indicação é livre para todas as idades.
Para assistir em casa a dica desta semana vai para The Last of Us – Temporada 2. Finalmente estreia a nova temporada de uma das séries mais aguardadas dos últimos tempos. Se a primeira temporada foi sobre amor e conexão, a segunda passa por territórios mais obscuros e intensos, colocando os protagonistas frente a frente com consequências devastadoras. Disponível na Max, são sete episódios que serão lançados semanalmente.