Filmes da semana de 26/11 até 02/12

28/11/2021 16:49:43
Compartilhar

Estreia em Nova Friburgo Encanto. Nova animação da Disney chega aos cinemas trazendo mais do mesmo de forma bela e tocante como só a Disney sabe fazer. Tudo se passa na Colômbia onde todos os membros de uma família possuem poderes mágicos, menos a protagonista Mirabel. Com essa informação já podemos ter uma boa linha de como o roteiro vai se desenvolver contando a tradicional jornada do herói. É uma aventura de descobertas, superação e de quebra de preconceitos. Mirabel é a primeira princesa da Disney que utiliza óculos, pode não parecer nada de mais, mas é uma quebra de paradigma e mais um passo para que muitas meninas se sintam representadas. O ponto forte da produção, além da qualidade visual e a mensagem que exalta a família. A animação segue a cartilha da Disney e as canções ficaram nas competentes mãos de Lin-Manuel Miranda que conhecemos de Moana – Um Mar de Aventuras, e que já ganhou prêmios como o Pulitzer, o Grammy Award e até o Tony, só para citar alguns. A trama toda acontece na casa da família, o que já é um desafio, assim como a diversidade dos personagens que precisam ser rapidamente apresentados e criar uma mola narrativa importante para o roteiro sem parecer forçado. A animação vai agradar a todas as idades e consegue criar uma forte identificação com o público, afinal, fala de medos, angústias, expectativas e tudo se passa em uma família como a minha, provavelmente a sua e de tantos de nós. Vale muito o ingresso principalmente pela imersão que o cinema consegue proporcionar e a indicação etária é livre para todas as idades. 

A outra estreia desta semana é A Sogra Perfeita. Sempre bom poder assistir a uma comédia nacional, gênero que faz tanto sucesso e que pode ser produzido com orçamentos modestos o que facilita e multiplica as obras audiovisuais brasileiras. A fórmula é sempre a mesma e funciona bem. Temos um protagonista com muito carisma e tom para a comédia, normalmente com exageros e maneirismos. Nesse filme é a ótima Cacau Protássio que quer dar um rumo para o filho e tenta encontrar uma noiva para o menino, mas descobre um plano maligno envolvendo a sua futura nora. A fórmula segue com os personagens que servem de escada, com os hilários Evelyn Castro e Rodrigo Sant’Anna, e para fechar, é necessário criar alguns núcleos paralelos para somar ao enredo. Tudo isso Cris D’Amato, que dirige o filme e o roteiro de Flavia Guimarães fazem com muita competência. Claro que o destaque mesmo, e não poderia ser diferente, fica por conta das atuações com um elenco experiente e bem entrosado. Neide, personagem de Cacau, consegue criar forte identificação com o público desde sua primeira aparição. O enredo ainda carrega um importante debate sobre as novas gerações e como lidar com essa turma que passa boa parte do tempo enfurnada jogando nos computadores e consoles, e permanecem com os pais mesmo após estarem com idades mais avançadas. Diversão garantida, vale muito o ingresso.  A indicação etária é para maiores de 12 anos.  

Sugestão: A dica para assistir em casa esta semana vai para A Mais Pura Verdade. Série recém-chegada ao catálogo da Netflix, já está entre o Top 10 no Brasil e traz nomes de peso como Kevin Hart e Wesley Snipes.  É um suspense que mistura traição e violência em um enredo que desconstrói a máscara do bom-moço quando o protagonista se encontra ameaçado. Apesar de previsível, tem boas reviravoltas e pode ser rapidamente maratonada, afinal são apenas sete episódios curtos com menos de quarenta minutos cada.

Compartilhar