Selo Postal Dom Manuel II Rei de Portugal

19/05/2022 11:41:39
Compartilhar

Esta semana apresento aos amigos leitores um pouco da história da filatelia. O selo postal de Portugal, do ano de 1910, estampado com a figura de Dom Manuel II, o último Rei do país. Tem as seguintes características: regular definitivo circulado, emitido em 01 de janeiro de 1910, medindo 25 x 28 mm, com valor facial de 20 Réis.

Breve resumo sobre a Filatelia

Filatelia é o estudo de selos postais e dos materiais relacionados a eles. O termo vem do grego philos (referente ao amor fraterno) e atéleia (livre de encargo ou imposto). Pré-filatélico é o período situado antes do aparecimento do selo postal, isto é, antes de 1840 para o mundo, e antes de 1843 para o Brasil.

Acima de tudo, filatelia é pura arte em miniatura. Seu estudo é amplo, rico em detalhes. Pode ser tradicional ou temática, com ampla abordagem: fauna, flora, geologia, agricultura, medicina, oceanografia, música, obras de arte, escultura, personalidades, Reis e Rainhas, cinema, etc. São milhares de temas em que a beleza sempre nos surpreende.

Breve resumo de Dom Manuel II

Dom Manuel II foi o último Rei de Portugal, tendo governado de 1908 a 1910. Filho de D. Carlos e de D. Amélia de Orleães, nasceu  no Palácio de Belém, a 19 de Março de 1889; recebendo o nome de Manuel Maria Filipe Carlos Amélio Luís Miguel Rafael Gonzaga Xavier Francisco de Assis Eugénio. Morreu em Twickenham, Inglaterra, a 2 de Julho de 1932, tendo sido sepultado no Panteão Real de S. Vicente de Fora.

Compartilhar