Cachoeiras e rios do Sana ganham novas mudas da Mata Atlântica

02/02/2016 13:00:46
Compartilhar

Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Elas Ecomodas realizou a sua primeira Ação Ambiental compartilhada no Sana. Nesta ocasião, mais de 1200 mudas de Palmito-juçara foram doadas e plantadas às margens das trilhas, rios e cachoeiras do sexto distrito de Macaé. A árvore utilizada nesta iniciativa ambiental é uma espécie nativa da Mata Atlântica, ameaçada de extinção por conta do seu corte ilegal para extração de palmito e seus frutos servem como alimento para mais de sessenta animais silvestres.

Mais do que plantar mudas, o casal Alex e Adriana Santos – diretores proprietários da microempresa de confecção de Nova Friburgo que produz moda com responsabilidade socioambiental-, abordou a população em um ponto estratégico na trilha que dá acesso às cachoeiras do Sana. Neste momento, eles conversaram com os visitantes do local com o objetivo de sensibilizá-los de modo que cada pessoa pudesse levar a sua própria muda e plantá-la durante o passeio pelo interior da mata seguindo um manual de plantio impresso em papel reciclado que também foi entregue ao participante. Mais de quinhentas pessoas participaram adotando gratuitamente as mudas produzidas e entregues pelo casal da Elas Ecomodas na manhã e tarde de sábado.

– Esta é uma iniciativa que não tem preço e uma das mais inteligentes e simples que já tive acesso durante a minha gestão como subsecretário de meio ambiente de Macaé – disse Henrique numa conversa superdescontraída com Alex e Adriana, que inclusive abriu as portas para que novas parcerias sejam firmadas futuramente tendo em vista a preservação ambiental do Sana.

Estando fora de casa, o casal friburguense encontrou algumas dificuldades com a localização para iniciar a sua primeira ação no Sana, mas logo a equipe da base de apoio da Secretaria de Meio Ambiente, membros da Ong Tororó e Sítio Bambú ajudaram na organização do evento tornando-o ainda mais “efetivo e compartilhado”. Uma equipe com cerca de dez pessoas de Nova Friburgo também esteve presente, assim como alguns participantes da Assessoria de Corrida Evoluir; parceiros da agência de desenvolvimento de tecnologias, a Criweb; e alguns amigos do casal. O ponto de encontro foi o Sana Camping que abrigou o grupo durante os dias de ação e o Restaurante Macaxeira foi o local de concentração na hora do almoço.

Como ninguém é de ferro, Alex e Adriana e seus ecoamigos aproveitaram o domingo ensolarado para se deliciarem com um banho de água cristalina da Cachoeira Mãe e avaliar o plantio das mudas. – Foi uma alegria indescritível caminhar pelas trilhas e ver muitas árvores plantadas com a ajuda das pessoas. Todo o sacrifício valeu a pena! Uma semente do bem foi plantada, não apenas no solo fértil do Sana, mas no coração de cada pessoa que participou deste acontecimento conosco. Temos certeza de que elas irão levar este momento especial por um longo tempo em suas vidas, inclusive compartilhando com outras pessoas – comentou Adriana Santos afirmando que esta ação será planejada para acontecer outras vezes no Arraial do Sana.

A edição do vídeo obtido pelo casal durante a ação no Sana ficou por conta da Luau TV e que dentro dos próximos dias será concluído e transmitido durante a programação da respectiva emissora de Nova Friburgo. Em seguida será publicado no site e compartilhado pelas redes sociais da Elas Ecomodas. A próxima edição da Revista Visão Socioambiental de Macaé também irá dar um destaque especial para esta ação.

Para outras informações, acesse www.elasecomodas.com.br ou ligue 22 2526 5572

Compartilhar