Com mensagem de carinho, médicos cubanos deixam Friburgo

23/11/2018 18:47:19
Compartilhar

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma despedida simbólica para os 11 médicos cubanos que atuavam no Programa Mais Médicos nesta sexta-feira, 23/11. Os profissionais atuaram no município desde abril de 2014.

Em nome dos cubanos, a médica Niola Ferrales Bret, que atuou na Estratégia da Saúde da Família de Mury, deixou uma mensagem de carinho na despedida:

“Eu cheguei aqui em 2016 e aprendi uma coisa, que a medicina é definida em uma só coisa, a humanização, uma medicina para dar ao povo todo cuidado, sem interesses. Foi uma troca de experiência com os brasileiros que nós vamos levar em nosso coração para nosso país. Fizemos e fazemos uma medicina com carinho, já que é um direito de todos de ter acesso a uma saúde de qualidade. E agradecemos a todos daqui também por todo carinho e fica nossa amizade, com certeza.”

A secretária de Saúde, Tânia Trilha, retribuiu: “Queremos agradecer todo carinho que eles sempre tiveram com nossa população, da mesma forma que o prefeito Renato Bravo também agradece a todos. E ele pediu para avisar, assim como eu reitero, que as portas de Nova Friburgo sempre estarão abertas para eles”, discursou a secretária de Saúde, Tânia Trilha.

O governo federal já está com um edital em andamento para a contratação de médicos brasileiros que queiram ocupar as vagas deixadas pelos profissionais cubanos. Neste período, a Prefeitura está remanejando médicos para 11 unidades em que os cubanos vinham trabalhando.

Compartilhar