Friburgo: Águas conclui instalação de ETA Móvel em Debossan

02/03/2019 07:35:23
Compartilhar

A unidade móvel foi instalada próxima à barragem da Estação de Tratamento de Água (ETA) Debossan para dar apoio ao atual sistema operacional e manter a estabilidade do abastecimento de água nos bairros, mesmo durante a ocorrência de chuvas torrenciais na região.

A ETA Móvel conta com 19 filtros, sete conjuntos de bombas, tanques de produtos químicos, gerador, bag de desaguamento de lodo e tubulações de alimentação de todos os componentes.

Segundo o superintendente da Águas de Nova Friburgo, João Henrique de Sá, a estação móvel tem capacidade para tratar 120 litros por segundo e faz parte do Plano de Contingência acordado entre a concessionária e a prefeitura de Nova Friburgo.

“A ETA Móvel vai manter a distribuição de água para a região que sempre foi atendida, ou seja, cerca de 30% da população do município, mesmo que ocorram chuvas fortes na cabeceira dos mananciais. A unidade móvel vai operar até que as obras de modernização da ETA Debossan sejam concluídas, provavelmente em julho deste ano”, informou o superintendente.

Na quinta feira, 28 de fevereiro, durante a visitação ao canteiro de obras em Debossan, o prefeito Renato Bravo, acompanhado pelo secretário de Governo, Gilberto Salarini, se mostrou surpreso com a complexidade dos equipamentos.

“Fizemos uma reunião técnica com a equipe da concessionária solicitando as medidas necessárias para evitar a interrupção do sistema e estamos satisfeitos com o resultado. Além da ETA Móvel estar em operação, paralelamente continuam as obras de modernização da ETA Debossan. Isso mostra que a parceria efetiva entre o público e o privado dá certo e é o melhor para a população”, concluiu o prefeito.

João Henrique de Sá destacou que a concessionária está sempre investindo no saneamento básico do município.

” Nós já anunciamos que investiremos R$ 100 milhões em obras de água e esgoto em diversas localidades do município, até 2022″, encerrou o superintendente.

Compartilhar