Um assalto ocorrido no distrito turístico de Lumiar desencadeou uma grande operação do 11º BPM (Nova Friburgo) entre o final da noite de sexta-feira, 4, e a manhã de sábado, 5. Três acusados de participação no assalto foram presos e duas acusadas – já identificadas – conseguiram escapar. Um veículo roubado foi recuperado e uma arma apreendida com dois integrantes do bando.
A ação policial teve roteiro de filme: após o assalto a um bar em Lumiar (roubo de um cheque de R$ 750 e ainda R$ 800 em dinheiro), por volta das 23h de sexta, a PM cercou os bandidos no trevo da Ponte da Saudade; em alta velocidade com o veículo, os bandidos furaram o cerco e atiraram contra os policiais. Houve revide. Após perseguição, os bandidos abandonaram o veículo (roubado em Iguaba Grande) no Parque D.João VI e conseguiram fugir naquele momento.
Os PMs insistiram nas buscas e, no início da manhã de sábado, conseguiram prender 2 elementos (de 23 anos e 26 anos) dentro de um ônibus da Faol – linha Varginha/Centro, na Praça Marcílio Dias, no Paissandu.
A PM foi alertada que os 2 acusados entraram no coletivo com as roupas molhadas e sujas, e aparentavam estar nervosos, o que chamou a atenção de populares. Um deles estava armado com um revólver calibre 38. A polícia destacou que um dos bandidos presos era oriundo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, com passagem criminal.
Segundo a PM, o terceiro acusado (um garoto de apenas 13 anos) foi detido ao se apresentar no trailer da PM na Praça Getúlio Vargas. A PM fez buscas em Varginha para tentar prender duas mulheres que também teriam participado do assalto, mas elas não foram localizadas.
Os acusados foram autuados na 151ª DP pelos crimes de formação de quadrilha, roubo qualificado, tentativa de homicídio e corrupção de menores.