Friburgo: Contra fraudes, todos usuários do transporte público ficam obrigados a usar roleta dos ônibus

12/12/2016 09:42:44
Compartilhar

A partir desta segunda-feira, 12 de dezembro, todos os usuários do transporte público de Nova Friburgo estão obrigados a usar a roleta para utilizar os ônibus das linhas municipais. A exceção permanece apenas para os portadores de necessidades especiais.

A nova regra vale para todos os usuários de gratuidades, que, anteriormente, faziam uso dos coletivos pela porta sem roleta – idosos acima de 65 anos, estudantes da rede pública etc.

A empresa explicou que os usuários que gozam do benefício da gratuidade e ainda não tenham o cartão Riocard podem continuar embarcando nos ônibus, mas ficam obrigados a apresentar um documento de identidade que comprove seus direitos. A concessionária pede aos beneficiários que ainda não possuam o cartão Riocard, para que procurem o posto de atendimento na Rua Ernesto Basílio, 39. O cartão é gratuito.

Segundo a Faol, as novas regras visam combater o grande número de fraudes no sistema. Estima-se que as fraudes atingiam até 20% das gratuidades – uso de identidades falsas ou adulteradas, uso de crachás de rodoviários irregulares, entre outras.

A abertura da porta sem roleta para o acesso de usuários credenciados também acabava sendo utilizada indevidamente por pessoas sem direito aos benefícios. “Os motoristas e cobradores se sentiam inseguros para combater esta situação irregular”, disse a empresa.

Atualmente, 27% dos usuários dos ônibus municipais gozam de algum tipo de gratuidade e as fraudes acabavam sendo pagas direta ou indiretamente pela grande maioria dos usuários. “O uso da roleta por todos diminuirá as fraudes”, destaca a empresa.

Compartilhar