Friburgo: Denúncia de maus tratos a cães gera revolta na internet e manifestação em pet shop

20/02/2015 16:33:16
Compartilhar
Situação encontrada no canil da Chácara do Paraíso

A publicação de uma denúncia de suposto caso de maus tratos em um canil na Chácara do Paraíso desencadeou uma onda de protestos nas redes sociais desde quinta-feira, 19, em Nova Friburgo. As fotos do local – cães enjaulados e sem comida, água fétida no bebedouro e até alguns filhotes de cachorros mortos – indignaram a população friburguense. Mais de duas mil pessoas já haviam comentado e compartilhado a denúncia no Facebook.

Das redes sociais, o caso ganhou as ruas: dezenas de manifestantes se concentraram em frente ao Pet Shop e Veterinária da proprietária do canil, na Vila Brazzielas, no centro da cidade na tarde desta sexta-feira, 20. Os manifestantes acompanharam vistoria feita pela Promotoria de Tutela Coletiva do Ministério Público, policiais do GAP (Grupo de Apoio à Promotoria), sub-secretaria de Bem-Estar Animal da Prefeitura e Comissão de Proteção Animal da Câmara.

“São duas situações distintas envolvendo o mesmo caso. No canil [na Chácara do Paraíso] existem indícios fortes de que havia maus tratos aos animais. Aqui, no Pet Shop, apesar de alguns problemas, não ficou caracterizado os maus tratos”, disse o subsecretário de Bem-Estar Animal, Luiz Fernando Oliveira Caetano.

O presidente da comissão de Proteção Animal, vereador Eder Carpi, o Ceará, disse que acompanhará de perto toda a denúncia. Ele afirmou que cobrará o esclarecimento do caso.
A proprietária do canil e do pet shop/veterinária excluiu do Facebook suas páginas pessoal e do estabelecimento. Ela não foi encontrada para comentar o rumoroso caso. Seus funcionários acompanharam a vistoria feita na Vila Brazzielas, na Rua Prefeito José Eugênio Muller.

Compartilhar