Friburgo: Justiça Eleitoral terá que recontar votos para Câmara mas resultado não mudará

05/10/2016 07:31:16
Compartilhar

Por Nova Friburgo em Foco

A Justiça Eleitoral será obrigada a fazer pelo menos uma recontagem de votos da eleição para a Câmara de Nova Friburgo, antes de diplomar os 21 vereadores eleitos no último domingo, 2. Ainda não há uma data prevista para que a nova apuração seja realizada.

A nova apuração será necessária porque parte dos 43 candidatos ao Legislativo que disputaram a eleição na condição de “impugnados com recurso” já conseguiram ou estão conseguindo reverter a situação para “deferidos” no TRE e TSE. Assim sendo, os votos destes candidatos que haviam sido zerados no dia 2 terão que ser computados na nova apuração.

A recontagem de votos antes da diplomação, entretanto, não deverá alterar a lista dos 21 eleitos no dia 2. É o que garante Carlos José Santos Valentes, especialista em registro e prestação de contas de candidaturas em Nova Friburgo.

Segundo Valente, o quadro de eleitos não sofreria alteração mesmo com o deferimento de todos os registros de candidatos a vereador que concorreram como “impugnados com recurso”.

Para chegar a esta conclusão, o especialista fez uma recontagem informal a pedido de alguns vereadores eleitos que temiam perder a cadeira conquistada nas urnas. “A recontagem terá que ser feita, mas o resultado não será alterado”, frisou Valente.

Compartilhar