Adolescentes infratores mantidos em unidades de semiliberdade nos municípios do Estado do Rio de Janeiro, inclusive em Nova Friburgo, deixaram de retornar ao sistema na última segunda-feira, 2, após a liberação para as festas de fim de ano. A previsão é que só retornem na próxima segunda-feira, 9.
A dispensa por mais uma semana foi motivada pelo fato das unidades estarem com estoque de comida muito baixo e sem serviço de limpeza. Isto porque, o governo estadual não pagou o que deve à empresa terceirizada para fornecer alimentação e realizar a limpeza das unidades.
A transferência da data de apresentação dos jovens infratores nas unidades foi tomada pelo próprio Degase (Departamento de Ações Socioeducativas), do governo do Estado do Rio, e referendada pela Justiça em decisão publicada em 26 de dezembro do ano passado.
Em nota, o Degase diz que os adolescentes voltarão no próximo dia 9. “O Departamento Geral de Ações Socioeducativas esclarece que os adolescentes em conflito com a lei que cumprem a medida socioeducativa de semiliberdade retornarão, conforme decisão judicial, no próximo dia 9 de janeiro, com todos os serviços funcionando normalmente. É importante esclarecer que nos Centros de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaads) os jovens realizam suas atividades FORA da unidade, utilizando a rede pública (educação, esporte, cultura, saúde, lazer, etc) e, durante a semana, dormem na unidade. Nos fins de semana, após avaliação do comportamento dos adolescentes, eles podem dormir em sua residência”.