Friburgo terá ato público neste sábado contra fechamento da UPA

25/11/2016 08:36:26
Compartilhar

Neste sábado, 26, 10 horas da manhã, será realizado ato público em defesa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Conselheiro Paulino. O abraço tem como objetivo sensibilizar as autoridades a encontrar uma saída para a crise na unidade de saúde que está ameaçada de ser fechada em 21 de dezembro. A UPA atende 10 mil pacientes por mês.

Na porta da UPA, na Avenida Roberto Silveira, onde será realizado o ato, foram colocados faixa e cartazes convidando a população para participar do ato pacífico: “Abraçamos a UPA, em defesa da saúde das nossas famílias”, diz a faixa que ainda tem letras garrafais com a palavra “luto”.

O possível fechamento da UPA tem como pano de fundo uma discussão jurídica entre a Prefeitura de Nova Friburgo e o Ministério Público do Trabalho sobre a gestão plena da unidade.

Por um lado, o governo municipal alega que não tem como absorver os 143 funcionários da unidade em sua folha de pagamento; enquanto o Ministério Público do Trabalho cobra a execução imediata de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que obriga a Prefeitura a dispensar a Fundação UNIR da gestão plena da unidade e fazer a contratação de pessoal através de concurso público, sob pena de pesada multa.

Leia no link abaixo: Renato Bravo e Rogério Cabral se encontram para falar sobre a UPA, sem divulgar conteúdo

https://www.novafriburgoemfoco.com.br/noticia/prefeito-e-sucessor-conversam-sobre-upa-sem-d

Compartilhar