Você sabia que a maquiagem pode fazer bem e até proteger a pele?

19/08/2016 16:55:17
Compartilhar

Por isso, é de fundamental importância conhecer o tipo de produto que é usado na parte mais sensível do seu corpo para saber se há possibilidade de irritações ou futuros prejuízos para a pele.

Hoje em dia, as empresas discutem muito a respeito de um produto que fará mais para pele do que somente cobrir imperfeições.

Existem maquiagens que se usadas diariamente colaboram na proteção contra os vários fatores de agressão ambiental, principalmente radiação ultravioleta, poluição e luz visível.

A maquiagem, além de melhorar a aparência da pele, atua como anteparo físico.

A maquiagem mais moderna possui ativos capazes de tratar a pele com a presença de antioxidantes, vitaminas, ácido hialurônico, antipoluentes e substâncias que promovem efeito tensor. Seu papel não se limita a trazer coloração, textura e uniformidade para o rosto. A maquiagem hoje tem um apelo muito grande na manutenção do equilíbrio da fisiologia e da proteção da nossa pele contra os danos ambientais.

Base e protetor
O uso do bloqueador solar é de fundamental importância. Sua soma com a base, principalmente os ricos em óxido de ferro, geram uma espécie de blindagem contra a luz visível.
Isso resulta em um maior índice de refração da luz e uma maior proteção contra os focos de luminosidade que nos expomos no dia a dia. Então, tanto a base quanto o pó são um aditivo ao nosso protetor solar

Batom
O batom é um ótimo produto para manter os lábios sempre hidratados. Aqueles que possuem o efeito mate (mais opacos) são ideais para proteger a boca de agentes ambientais como o vento, sol, frio e fatores que levam ao envelhecimento.
O seu uso diminui o índice de formação de queratoses actínicas (lesões vermelhas e escamosas), e queilites (processos inflamatórios dos lábios), por conta de uma blindagem, inclusive contra a penetração de micro-organismos.

Sombra
O uso da sombra, principalmente junto à base do nariz e no canto medial dos olhos é uma ótima maneira de proteger a pele contra os danos da radiação ultravioleta.
Isso também diminui a incidência de cancerização nessa região, onde a pele é bastante sensível, fina e predisposta ao aparecimento das lesões do tipo carcinomas.

Rímel e kajal
O uso do rímel também foi destacado como uma proteção, melhor ainda se somado ao uso de kajal, para proteger os olhos contra agentes externos que acabam provocando processos infecciosos como conjuntivites virais e bacterianas.
Ele funciona como um anteparo com substâncias que provocam uma defesa natural de pigmentos contra a entrada de micro-organismos.
No geral, há um revestimento do tecido como um todo, por conta da base e pigmentos da maquiagem e do seu veículo, que provocam um processo de oclusão completa da pele, o que colabora, e muito, na sua preservação.

Mas, é sempre bom lembrar que esses produtos devem ser de boa qualidade, bem formulados e de marcas conhecidas e consagradas.

Compartilhar