Remédios proibidos para cães e gatos

18/05/2016 16:32:03
Compartilhar

Sabe aquele momento que o cachorro passa mal ou o gato parece estar com dor? O pior é que isso acontece no meio da noite ou quando estamos sem tempo de levar ao veterinário. No desespero de ver o animal doente, muitas pessoas acabam dando remédios que têm em casa.
Como os cães e gatos se tornaram membros da família, muitas vezes esquecemos que eles são bichos e têm a anatomia e fisiologia diferentes da nossa. Por isso, muito cuidado ao dar um remédio para ele! Além de não resolver o problema, pode ainda piorar.

Vilões da farmácia

Antiinflamatórios (piroxicam, diclofenaco, ibuprofeno)
Anti-sépticos de vias urinárias (sepurim, pirydium)
Analgésicos (paracetamol, aspirina)
Colutórios (enxaguantes e anestésicos para boca e garganta)
Antidepressivos
Descongestionantes nasais e antigripais

São alguns dos remédios que devem ficar longe dos peludos. Ou, quando usados, precisam de um tempo maior de intervalo. Caso isso não seja respeitado, o óbito é repentino com falência aguda de órgãos.
A maioria dos medicamentos tóxicos para gatos também são nocivos para cães. Porém, os gatos se intoxicam com doses menores.

Como saber se meu pet ingeriu algum medicamento sem eu ver?

Primeira coisa, evite deixar seus remédios em locais de fácil acesso, como em cima do criado mudo, mesas baixas ou até em cima da pia. Guarde-os em locais altos e dentro de caixas plásticas.

Mas se você deu bobeira e ele comeu o comprimido, fique atento aos possíveis sintomas:
Vômito
Diarreia
Falta de apetite
Dor abdominal
Convulsão
Dificuldade respiratória
Prostração intensa

Caso o pequeno apresente qualquer um desses sintomas, leve imediatamente ao médico veterinário. Muitas dessas medicações, dependendo da dose, podem ser fatais! E nada de dar leite, ou qualquer outra receita caseira!

http://www.neonpetshop.com.br/

Compartilhar