Quem começou a adotar o hábito saudável de levar marmitas ao trabalho para evitar as tentações dos restaurantes self-service provavelmente conhece o desafio de tentar manter a salada fresquinha por mais tempo no recipiente e poder degustar um almoço que seja saboroso e nutritivo ao mesmo tempo. Alguns truques simples fazem com que as folhas não percam o frescor e um dos segredos é a ordem no preparo do prato. Confira:
1 – Comece pelo molho. Adicione o molho de sua preferência. A quantidade varia de acordo com o tamanho do pote. Para um pote de 500 ml, use cerca de 3 colheres de molho. E prefira os que sejam feitos à base de limão e azeite.
2 – Em seguida adicione alguns ingredientes que não absorvam o molho, como cenoura, tomate cereja ou grão de bico.
3 – Continue colocando as camadas, dando preferência aos legumes e tubérculos. Certifique-se de que cada camada fique bem apertadinha; quanto menos ar tiver dentro do pote, mais fresquinha ficará a salada.
4 – Por fim, adicione a camada de folhas. No topo, elas criam uma barreira de umidade que impede que toda a salada fique encharcada. Se você quiser incluir queijo e oleaginosas, adicione-os depois. Mantenha o frasco na geladeira. Se você quiser incluir uma proteína, como frango, basta colocá-lo no topo das folhas verdes na parte da manhã, no dia que você vai comer a salada. Quando estiver pronto para comer a salada, apenas coloque em uma tigela e misture os ingredientes.