Sarampo destrói as defesas do corpo: vírus deixa o doente sujeito a infecções por três anos

19/11/2019 11:53:56
Compartilhar

Estudo da Harvard Medical School conclui que pessoas que tiveram a doença ficam vulneráveis a problemas que vão de gripe a pneumonia e reforça a importância da vacinação. Entenda.

Estudo realizado na Harvard Medical School e publicado na revista Science em 31 de outubro demonstra que o sarampo destrói de 20% a 50% dos anticorpos, provocando o que os pesquisadores denominaram “amnésia imunológica”. Isso significa que os indivíduos infectados ficam, por de dois a três anos, vulneráveis a uma variedade de vírus e bactérias para os quais estavam protegidos antes da doença. Segundo os pesquisadores, para além de todas as complicações próprias do sarampo, pacientes que tiveram a doença ficam mais suscetíveis a quadros que vão de influenza, comumente chamada de gripe, e herpes a pneumonia bacteriana e infecções de pele. Com isso, o estudo reafirma a importância da vacinação e conclui que a imunização, única forma de prevenção do sarampo, previne não só a ocorrência da doença, mas também protege de uma diversidade de infecções no longo prazo.

Estudos anteriores já demonstravam que o sarampo destrói as células de defesa do sistema imunológico. Na prática, os médicos já observam, há anos, que a doença pode ter complicações como pneumonia e meningites. No entanto, esse novo trabalho realizado pelos pesquisadores de Harvard, além de muito robusto, constata que a diminuição da imunidade acontece por um período muito prolongado, de dois a três anos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, até outubro foram confirmados 5.660 casos de sarampo no país e 14 mortes pela doença, sendo sete em crianças com menos de cinco anos, três de pessoas entre 20 e 29 anos e quatro em adultos a partir de 40 anos. Desses óbitos, 13 foram registrados em São Paulo, que concentra 90,5% dos casos diagnosticados, e um em Pernambuco. Além disso, 19 estados estão na lista de transmissão ativa da doença.

O surto ocorre porque o sarampo é uma doença de fácil transmissibilidade, com o contágio acontecendo por vias aéreas. Uma pessoa com a doença pode infectar de 20 a 25 pessoas. Por isso é tão importante o controle dessa doença, que é feito por meio da vacinação.

Compartilhar