Muita gente acredita que somente desligar no botão os aparelhos eletro-eletrônicos da casa é o suficiente para que eles deixem de consumir energia.
Porém, até mesmo os aparelhos que não possuem um modo stand-by com uma luz indicativa também podem estar consumindo energia fantasma, ou seja, energia que não se percebe que está sendo desperdiçada.
Aparelhos desligados, mas mantidos na tomada podem consumir entre 1 a 50 watts por hora. E mesmo que 1 watt por hora pareça pouco, o dia tem 24 horas e isso multiplicado pelos dias do mês pode resultar em um aumento significativo na sua conta de eletricidade, além de um gasto desnecessário e ecologicamente incorreto.
Veja a seguir quanto gasta por hora (em média) alguns aparelhos que você pode ter em casa e adote o hábito de tirá-los da tomada quando não estiver usando:
Computador: até 21w/hora desligado e 80w ligado.
Notebook: 15 watts a hora ou mais mesmo desligado.
Vídeo-game: 23 watts ligados e 1w/hora desligado.
Aparelho de som: 15 watts por hora.
Microondas: até mais de 3 watts por hora.
TV: 3 watts por hora.
Home theater: 19.5 watts por hora.
Aparelho da TV a cabo: 33 watts por hora.
Cafeteira: 1 watt por hora.
Carregador de celular: se ele só estiver plugado na tomada, sem o celular conectado, já consome 1 watt. Se estiver com o celular carregado (100% bateria) e plugado, consome 4.5 watts. E durante o carregamento do celular, consome 8 watts.
Faça as contas: se você tem todos esses aparelhos em casa, desligados, porém na tomada 24h, o consumo fantasma deles sem contar o consumo real de quando estão ligados, já é o suficiente para fazer você repensar seu hábito de deixá-los na tomada: 112,5 watts por hora ou mais.
Multiplique isso pelas 24h, pelos dias do mês e pelo custo de watt na sua área para ver o quanto pode economizar deixando-os fora da tomada quando não estiver usando.