Cães e gatos são considerados por muitos os melhores amigos do homem, sendo companhia em todos os momentos e retribuindo o carinho recebido.
Embora seja prazeroso compartilhar tudo com eles, temos de prestar muita atenção quando se trata da alimentação dos animais.
Se você é daqueles que não consegue resistir à carinha do seu amigo de quatro patas pedindo comida, fique atento. Lembre-se que eles não sabem distinguir os alimentos que são benéficos ou não para eles, e muitas vezes o que é natural e inofensivo para nós pode ser perigoso e até fatal para os bichanos, pois seus organismos e processos de digestão são diferentes dos nossos.
Por isso é muito fundamental que os donos sejam capazes de identificar e de eliminar todos os alimentos que são tóxicos do alcance de cães e gatos. Confira a lista:
1. Frituras e alimentos gordurosos
Batata frita, pizza, queijos e outros itens da alimentação humana não apenas causam um desarranjo intestinal, como podem também levar à pancreatite – inflamação do pâncreas que pode acarretar em morte do animal.
2. Chocolate e doces
O chocolate possui em sua composição a teobromina, um derivado do cacau que leva à intoxicação grave e até à morte. Já os doces, ricos em açúcar, não são só calóricos, podendo tornar os pets obesos e diabéticos quando ingeridos em excesso. Eles também são responsáveis por formação de tártaro, cáries e até perda de dente.
3. Doces dietéticos
Os doces dietéticos também estão de fora. Aqueles adoçados com xilitol podem causar danos hepáticos e até a morte em cães mais sensíveis. Este adoçante popular pode ser encontrado em uma variedade de produtos “sem açúcar” ou dietéticos, como pastas de dente, pastilhas, gomas e alguns bolos e doces. Vômitos, letargia, dificuldade para andar e até convulsões são os sintomas mais comuns, podendo causar insuficiência hepática.
4. Leite e derivados
Como cães e gatos não produzem altas quantidades de lactase, enzima que auxilia na digestão da lactose do leite, eles acabam desenvolvendo intolerância ao alimento. Desse modo, quando ingerido, o leite pode provocar dores abdominais, náusea e diarreia.
5. Café e chá preto
Compostos de alcaloides neurotóxicos como as xantinas, que podem significar alterações cardíacas e neurológicas, é importante evitar o acesso do animal às xícaras dessas bebidas que às vezes são esquecidas pela casa.
6. Álcool e tabaco
A ingestão de alimentos com estes produtos podem provocar vômitos, diarreia, diminuição da coordenação motora, dificuldade em respirar, tremores e até mesmo a morte. Apesar de o cheiro a álcool geralmente afastar os animais, pode haver algum deles que seja mais curioso, portanto, por existirem pessoas que “brincam” e colocam um pouco de álcool na água especialmente de cachorros, lembre-se de que isso é errado e pode fazer mal ao seu amigo.
7. Cebola e alho
Os dois possuem uma substância chamada dissulfeto de n-propil, que gera intoxicação grave ao alterar a hemoglobina, provocando a destruição de glóbulos vermelhos e podendo levar à icterícia e perda de sangue pela urina. Se o quadro não for tratado rápido, o consumo pode levar o animal à morte.
8. Frutas cítricas e outras
Frutas mais ácidas causam problemas digestivos, por isso devem ser evitadas. No geral, as frutas podem ser oferecidas, com cuidado especial para maçã, já que as sementes são altamente tóxicas para cães e gatos. Elas carregam um composto conhecido como cianogênico-cianida, que tem o poder de alterar o processo de respiração celular dentro do organismo do animal, causando palidez das mucosas, taquipneia, taquicardia, náuseas, vômito, convulsões e até a morte. Além disso, as frutas em excesso podem engordar os animais por serem ricas em frutose, um tipo de açúcar.
9. Uvas e passas
Ainda não se sabe exatamente o motivo e não há uma explicação com comprovação científica, mas há relatos na medicina veterinária mostrando cães que morreram após ingerirem esse tipo de alimento por falência renal. Estima-se que qualquer tipo de uva ou passa, mesmo orgânicas, com ou sem casca e com ou sementes, e em qualquer quantidade, pode subitamente danificar os rins. Na dúvida, e com tanta fruta segura à disposição, é melhor evitar.
10. Abacate
A fruta contém o ácido persin, que pode provocar vômito e diarreia no cão.
11. Tomate e batata
O tomate verde é composto de glicoalcalóides, que são tóxicos para o cão; e a batata, principalmente a inglesa, é rica em solanina, que pode causar depressão no sistema nervoso central e distúrbios gastrointestinais.
12. Ovos
A ingestão de ovos crus pode induzir a problemas de pele e de pelo. Evite!
13. Noz macadâmia
Possui uma toxina desconhecida que pode afetar os músculos, o sistema digestivo e o sistema nervoso dos pets. Já foram registrados casos de paralisia.
14. Massas cruas de pão ou bolo
O fermento presente nessas massas produz gases no trato digestivo do animal, causando dor e desconforto pela distensão do estômago ou das alças intestinais.
15. Ossos e carne crua
Os ossos podem fazer com que os animais se engasguem, sufoquem e até podem perfurar algum órgão interno. Já a carne sem cozimentos pode conter bactérias como a Salmonella, podendo ser uma ameaça para a saúde do seu animal de estimação.
Fonte: http://www.neonpetshop.com.br/