Águas de Nova Friburgo iniciou, no dia 5 de abril, a 12ª edição do Concurso Cultural Amigos da Água, com a capacitação para diretores e responsáveis pedagógicos das escolas da rede municipal de ensino. O evento aconteceu no Teatro Municipal Laercio Ventura e contou com a presença do prefeito, Johnny Maycon, da diretora da Águas de Nova Friburgo, Danielle Moreira, da secretária de Educação, Caroline Klein, e do secretário de Cultura, Daniel Figueira.
Os participantes assistiram a palestras e participaram de atividades de sensibilização sobre o tema da edição deste ano: “A vida pede água: como preservar esse bem precioso?”. A educadora e engenheira ambiental e sanitária, Iara Borges, trouxe informações sobre a importância das florestas na oferta de água, enquanto o escritor e jornalista, David Massena, provocou reflexões sobre como, por meio da leitura, o estudante pode enxergar o mundo. Também foram apresentadas as novidades para a 12ª edição do projeto.
Os estudantes produzirão trabalhos, de acordo com a faixa escolar, e os melhores trabalhos de cada série serão premiados, assim como o professor e a escola do aluno vencedor. Além disso, os cinco melhores planos de aula, produzidos pelos professores, também serão premiados. Ao todo, 480 educadores estão envolvidos. Os trabalhos poderão ser entregues até o dia 24 de maio, na Secretaria de Educação, e a premiação acontecerá no dia 7 de junho, também no Teatro Municipal Laercio Ventura.
Nesta edição, cada aluno vencedor receberá como prêmio um smartphone, os professores dos alunos receberão brindes da concessionária, e as escolas ganharão equipamentos de som e microfone. Já os cinco melhores planos de aula produzidos pelos professores serão premiados com um leitor digital.
A diretora da Águas de Nova Friburgo, Daniele Moreira, celebra o início de mais uma edição do Amigos da Água, considerado um dos principais projetos de educação ambiental da cidade.
“O projeto já faz parte do calendário do município e a cada ano alcançamos cerca de oito mil alunos. Ao todo, mais de duas gerações já passaram pelo ciclo completo do Amigos da Água na escola, do 1º ao 5º ano. Nós acreditamos que por meio da educação podemos mudar uma realidade. Por esse motivo, a concessionária investe fortemente em projetos de educação ambiental. Precisamos conscientizar desde pequenos, porque esses jovens são multiplicadores de informações em casa, na escola e nas comunidades em que vivem”, finaliza.