CONCESSIONÁRIA DESTACA INVESTIMENTOS EM SANEAMENTO, SUSTENTABILIDADE E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL –
Águas de Nova Friburgo celebra, nesta quinta-feira, 22/1, 17 anos de atuação no município, marcados por investimentos contínuos e avanços significativos no saneamento básico.
Somente para este ano, estão previstos aproximadamente R$ 60 milhões destinados à implantação e modernização dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Desde que assumiu a concessão, em 2009, a empresa promoveu uma transformação no setor, elevando de zero para mais de oito bilhões de litros de esgoto tratados por ano e assegurando o abastecimento de água tratada para praticamente 100% da população urbana.
Atualmente, Nova Friburgo conta com 12 sistemas de abastecimento, responsáveis pela produção de cerca de 35 milhões de litros de água por dia.
Os investimentos contínuos também resultaram na implantação de cinco Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) em operação e na construção de uma nova unidade: a ETE Cônego, que ampliará a capacidade de tratamento do município e tem previsão de conclusão ainda em 2026.
Entre os principais projetos em andamento estão a execução dos novos Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES), com impacto direto na saúde pública e no meio ambiente.
No bairro Chácara do Paraíso, o projeto prevê a instalação de 13 Estações Elevatórias de Esgoto e cerca de nove quilômetros de rede coletora, beneficiando aproximadamente 6.200 moradores.
As obras tiveram início em 2025 e seguem ao longo deste ano. Já no distrito de São Pedro da Serra, estão sendo instaladas nove elevatórias, além de onze quilômetros de rede. O sistema irá atender cerca de 3.200 pessoas.
Outro grande destaque é a implantação da rede coletora que levará o esgoto para tratamento na ETE Cônego. A unidade atenderá os bairros Cônego, Cascatinha, Vargem Grande e Sítio São Luiz. O empreendimento prevê a implantação de 17 Estações Elevatórias de Esgoto e cerca de 28 quilômetros de rede, beneficiando aproximadamente 12 mil moradores. A previsão é de conclusão ainda em 2026.
A concessionária também investiu fortemente na modernização de suas estruturas. A Estação de Tratamento de Água (ETA) Debossan é hoje equipada com um dos sistemas de tratamento mais modernos do país, garantindo eficiência operacional e segurança no abastecimento.
ETE LUMIAR: MARCO PARA OS DISTRITOS
Em mais um avanço histórico, Águas de Nova Friburgo inaugurou a Estação de Tratamento de Esgoto Lumiar, quinta unidade do município, com investimento de R$ 38 milhões.
A ETE tem capacidade para tratar 1,7 milhão de litros de esgoto por dia e beneficia cerca de 10 mil moradores dos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra.
Além da melhoria direta na qualidade de vida da população, a nova estação contribui para a preservação dos rios e cachoeiras da região, fortalecendo o turismo sustentável em uma das áreas mais visitadas de Nova Friburgo.
SUSTENTABILIDADE E RECONHECIMENTO NACIONAL
Águas de Nova Friburgo se tornou a primeira empresa de saneamento do Brasil a conquistar a Certificação Lixo Zero, a partir dos resultados obtidos em sua sede administrativa.
Somente em 2025, foram quase 28 toneladas de resíduos reciclados, alcançando 90,3% de desvio de aterros, índice exigido para a certificação concedida pelo Instituto Lixo Zero Brasil, com base em critérios internacionais da Zero Waste International Alliance (ZWIA).
O projeto teve início há cerca de dois anos e promoveu uma verdadeira mudança cultural dentro da empresa. Entre as ações implantadas estão a separação correta de resíduos, eliminação de copos descartáveis, instalação de secadores de mãos, construção de um Ecoponto e o reaproveitamento de uniformes usados, transformados em mochilas, nécessaires e estojos, fortalecendo a economia circular.
Esse trabalho rendeu à concessionária o 1º lugar no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), o mais importante reconhecimento do setor no país, além do selo Destaque em Gestão – Rumo à Excelência ESG, consolidando a empresa como referência nacional em boas práticas ambientais.
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E BIODIVERSIDADE
Águas de Nova Friburgo também se preocupa com a biodivesidade. Um monitoramento por câmeras-trap instalado na área da ETA Debossan, em parceria com o Projeto Aventura Animal, registrou a presença de cinco espécies de felinos silvestres: onça-parda, jaguatirica, jaguarundi, gato-maracajá e gato-do-mato.
A presença desses predadores de topo de cadeia indica equilíbrio ecológico e reforça a importância da conservação ambiental aliada à operação dos serviços de saneamento.














