Águas de Nova Friburgo foi selecionada como finalista do prêmio GRI Infra Awards, que reconhece iniciativas que contribuem para o desenvolvimento sustentável no Brasil, destacando excelência, inovação e impacto social e ambiental positivo. A concessionária está concorrendo com o projeto “Lodo de Valor”, implantado pela empresa em julho de 2021.
O “Lodo de Valor” tem como objetivo dar um destino mais nobre e sustentável ao lodo gerado nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da concessionária. Atualmente, cerca de 120 toneladas de resíduos são enviadas mensalmente para compostagem, que antes eram destinadas na totalidade a aterros sanitários. O fertilizante resultante desse processo é utilizado para adubar praças da cidade e criar corredores verdes, além de servir como insumo para adubar as mudas nativas da Mata Atlântica cultivadas no Viveiro Escola da empresa, que funciona na ETE Conselheiro Paulino.
Para o coordenador de Operações e coordenador do projeto, Vinicius Oliveira, a iniciativa é uma contribuição importante para alcançar avanços no tema da sustentabilidade.
“No Brasil, aterros sanitários ainda figuram como a principal forma de destinação final e ambientalmente adequada do lodo gerado nas ETEs. No entanto, a vida útil de um aterro é limitada, por isso, é preciso romper com a prática e restringir o uso desses espaços apenas para a destinação de resíduos sólidos que não possam ser recuperados, contribuindo assim para o aumento do seu tempo de vida útil”, destaca Vinicius Oliveira.
A iniciativa é realizada em parceria com a empresa de compostagem Vide Verde, localizada em Cachoeiras de Macacu, que realiza a reciclagem do lodo. Em maio deste ano, a concessionária inaugurou sua própria unidade de compostagem, que funciona na ETE Conselheiro Paulino e também realiza o processo de reciclagem do lodo.
“Essa experiência demonstra que investir em sustentabilidade é uma forma eficiente de identificar oportunidades e planejar iniciativas que assegurem a preservação do meio ambiente, possibilitando, dessa maneira, um futuro mais digno e produtivo para todos”, finaliza a diretora da Águas de Nova Friburgo, Danielle Moreira.