Águas de Nova Friburgo inicia monitoramento da fauna e da flora na área da ETA Debossan

19/02/2025 11:39:00
Compartilhar

ÁREA DE MATA ATLÂNTICA DEZ CÂMERAS EM PARCERIA COM O PROJETO AVENTURA ANIMAL –


Águas de Nova Friburgo, em parceria com o Projeto Aventura Animal, iniciou o videomonitoramento da fauna com câmeras dentro da área que contempla a Estação de Tratamento de Água (ETA) Debossan.


No local, foram instaladas 10 câmeras trap, também conhecidas como armadilhas fotográficas, em pontos estratégicos, com o objetivo de registrar imagens das espécies que habitam a região sem afetar o habitat dos animais.


“Estamos confiantes em registrar e acompanhar o comportamento de espécies de animais selvagens, ameaçados de extinção ou perto de se tornarem ameaçados, que vivem na região da Mata Atlântica. O monitoramento da fauna e flora de nossos mananciais é um indicador importante para mensurar e assegurar a preservação ambiental e segurança hídrica das áreas”, destacou o analista de Meio Ambiente, Bernard Vecci.


O projeto de monitoramento da fauna já acontece na área do Manancial do Amparo, no quarto distrito de Nova Friburgo, desde 2023. Já foram registradas imagens de diversos animais selvagens que habitam a região, como onça-parda, jaguatirica, gato-maracajá, gato-do-mato-pequeno, entre outros.


“Esse monitoramento é importante para percebermos a variedade e quantidade de espécies que vivem e transitam pela região. A parte mais gratificante é atestar espécies ameaçadas ou em risco de extinção vivendo na área. As imagens registradas são de grande valia para pesquisas realizadas acerca da fauna e flora da Mata Atlântica da região, e contribuem para construção de materiais de educação ambiental. Os estudos realizados a partir do monitoramento das áreas permitem refletirmos sobre próximas ações que possam beneficiar e contribuir para preservação e manutenção da fauna e flora presentes na região”, comentou o biólogo e ambientalista do Projeto Aventura Animal, Juran Santos.

Compartilhar