Akai ito: a lenda oriental do fio vermelho do amor

27/07/2020 18:55:47
Compartilhar

Na tradição popular japonesa a crença explica a conexão entre duas pessoas

Quem nunca teve afinidade imediata com uma pessoa? Essa sensação nostálgica e familiar é explicada em várias crenças. De origem chinesa, o Akai ito se popularizou no Japão há milhares de anos e ficou conhecido como a lenda do fio vermelho.

A lenda chinesa original diz que quando uma pessoa nasce os deuses amarram um fio vermelho (invisível para os humanos) nos dedos mindinhos dos homens e mulheres que estão predestinados a ser a “alma gêmea” um do outro. A pessoa com quem estamos fadados a passar o resto da nossa vida, não importando a situação.

Segundo a lenda, não importa quantos relacionamentos tenha durante a vida, a “verdadeira experiência de amor” será de fato com a pessoa que está no outro extremo do fio vermelho. Quanto mais longo e emaranhado o fio, mais distante e doloroso será esse encontro; quanto mais curto for o fio, mais próximo e mais feliz será o encontro dessas almas gêmeas.

Na cultura popular japonesa especialmente manga, anime, música e até videogames, você vai encontrar passagens relacionadas a essa lenda. Alguns animes que abordaram esse tema foram Inuyasha, Toradora, Bleach, Legend of Zelda, Just Be Friends e Makka no Ito.

https://odia.ig.com.br/

Compartilhar