Alerta: Sol alaranjado é bonito, mas sinal de muita poluição no ar

04/09/2024 08:45:35
Compartilhar

PROFESSOR DE CIÊNCIAS ATMOSFÉRICA AFIRMA: “É COMO ESTIVÉSSEMOS FUMANDO CIGARRO” –


Sol do apocalipse? Por que astro rei está alaranjado. O visual fica bonito, mas isso não é nada bom.
O céu alaranjado visto em diversas regiões do Brasil nas últimas duas semanas pode realmente até parecer bonito, mas é resultado direto da poluição e das queimadas que persistem há semanas, impactando a saúde pública e a agricultura.


Essa coloração é um reflexo da intensa poluição atmosférica, em grande parte causada pelas queimadas nas regiões da Amazônia, Pantanal e Sudeste. A explicação é do professor Micael Amore Cecchini, do IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas) da USP.


“A cor alaranjada do Sol é resultado de um processo chamado espalhamento da luz, intensificado pela presença de partículas na atmosfera. O Sol emite luz em todas as cores, mas, ao atravessar a atmosfera, a luz azul é mais dispersa, dando ao céu sua tonalidade habituaI”.


Em situações normais, vemos o astro como uma esfera levemente amarelada, pois as cores quentes, como o vermelho e o laranja, são menos dispersas. No entanto, a presença massiva de partículas de fuligem e poluentes, oriundos principalmente das queimadas, intensifica esse espalhamento, fazendo com que o Sol pareça alaranjado.


Ele acrescenta que o fenômeno é exacerbado pela ausência de frentes frias, que poderiam dissipar a fumaça. “Essas partículas permanecem na atmosfera por mais tempo em dias secos e sem chuvas, o que explica a persistência do Sol alaranjado”, explica Cecchini.


“É como se estivéssemos fumando um cigarro”, alerta o professor, referindo-se à inalação de partículas de carbono e outros compostos nocivos. Além disso, a redução da intensidade da luz solar devido à poluição pode comprometer o ciclo de crescimento de culturas agrícolas, que dependem de alta insolação”, afirma.

Compartilhar