Alexandre Bianchini recebe homenagem especial pela dedicação à preservação ambiental

17/08/2025 22:27:42
Compartilhar

ENGENHEIRO CONHECIDO DOS FRIBURGUENSES TEM DESTACADA ATUAÇÃO NO SANEAMENTO DO ESTADO E DO PAÍS –


Poderia ser uma medalha, troféu ou estátua, mas a conceituada ONG Instituto Mar Urbano escolheu uma forma mais criativa e emocionante para agradecer a performance do engenheiro Alexandre Bianchini na defesa ambiental, sobretudo, da Baía de Guanabara: uma das tartarugas monitoradas pelo projeto da entidade governamental foi batizada com o nome dele.


Alexandre Bianchini, natural da Região Serrana, é um grande conhecido dos friburguenses, onde teve destacada passagem pela concessionária local de águas e esgoto. Em seguida, desceu a serra atuando na área de saneamento básico em diversas empresas públicas e privadas do setor. Recentemente, ocupou a presidência da Águas do Rio e, atualmente, atua na Aegea Saneamento (gestora do mesmo grupo) – empresa líder e referência no setor de saneamento básico, presente em mais de 800 cidades do país.


Bianchini tem dedicado a sua carreira profissional (e de vida) ao trabalho para a melhoria de qualidade de vida da população aliado à defesa do meio ambiente. No Rio de Janeiro, um dos focos principais é a despoluição da Baia de Guanabara.


“Todo ano o Instituto Mar Urbano captura as tartarugas da Baía de Guanabara para analisar a saúde delas, que, inclusive, são monitoradas com chips. Desde 2022, tem sido percebida uma redução significativa dos tubérculos benignos dessas tartarugas em função da melhora da qualidade das águas da Baía. Um grande avanço”, destaca a Ong. “O batismo das tartarugas é uma forma de agradecimento ao trabalho de defesa do meio ambiente”.


Ao tomar conhecimento da homenagem, Alexandre Bianchini não escondeu a emoção, mas enfatizou a importância do coletivo:


“Essa homenagem eu divido com cada um dos profissionais da Águas do Rio, que dedicam suas vidas a esse grande projeto (despoluição da Baía de Guanabara) e tantos outros. É uma tarefa longa e árdua, mas com o trabalho de todos e o apoio da sociedade, se Deus quiser, vamos continuar participando da transformação do planeta e da melhoria de qualidade de vida da população, aliada à preservação do meio ambiente”, afirmou.


A natureza agradece!

Compartilhar