DISTINÇÃO A GRANDES PERSONALIDADES E ENTIDADES DO ESTADO DO RIO FOI OFERECIDA PELA REVISTA “VEJA RIO” AO ENGENHEIRO NATURAL DA SERRA RJ NA CATEGORIA MEIO AMBIENTE –
Grandes personalidades e entidades foram agraciadas, esta semana, pela Revista Veja Rio com o prêmio “Cariocas do Ano”. Em sua 19ª edição, a distinção reconhece o trabalho de cariocas, de nascimento ou de coração, que contribuem para fazer um Rio de Janeiro cada vez melhor, em diferentes áreas. Este ano, um dos agraciados foi o engenheiro Alexandre Bianchini, natural da Região Serrana RJ, na categoria meio ambiente.
Além de Bianchini, foram premiados o Clube de Regatas Flamengo e figuras como Paula Lavigne (ativismo), Zezé Motta (teatro), Xande de Pilares (música), Debora Block (televisão), Preta Gil (in memorian), entre outros – veja a lista completa abaixo.
No quesito meio ambiente, Alexandre Bianchini, vice-presidente da Aegea, que detém a Águas do Rio, foi o campeão, pelo projeto de despoluição da Baía de Guanabara.
“Um dos principais pontos do é que a gente não só preza pelo meio ambiente, mas leva dignidade à população vulnerável”, explicou a organização do evento, acrescentando ainda o trabalho que, graças à iniciativa do engenheiro, muitos moradores de favelas como Pavão-Pavãozinho, na Zona Sul, começaram a receber água encanada pela primeira vez.
NATURAL DA SERRA RJ E CURRÍCULO PROFISSIONAL INVEJÁVEL
Alexandre Bianchini, aliás, tem currículo profissional invejável com destacada atuação em Nova Friburgo e outros municípios do país. Ele presidiu até recentemente a concessionária Águas do Rio de Janeiro e atualmente é o vice-presidente da Aegea Saneamento.
“Foi com muito orgulho que recebi o prêmio ‘Cariocas do Ano’, na categoria Meio Ambiente, promovido pela Veja Rio. A premiação, que chega a sua 19ª edição, reconhece cariocas, de nascimento ou de coração como eu, que contribuem para fazer um Rio cada vez melhor. O prêmio Cariocas do Ano tem um significado muito especial para nós. Ele reconhece um legado que a Aegea Saneamento está construindo para o Rio de Janeiro e que vai muito além da infraestrutura: é sobre cuidar da essência da nossa cidade. Ele celebra a relação única que o carioca tem com a natureza, com a praia, com o mar e, especialmente, com a Baía de Guanabara. Isso não é apenas lazer – é identidade, é estilo de vida”, escreveu Alexandre Bianchini.
O engenheiro acrescenta: “Nós abraçamos a Baía de Guanabara e estamos recuperando esse patrimônio ambiental por meio do saneamento, devolvendo aos cariocas o orgulho de ver esse ecossistema renascer e gerar prosperidade. Agradeço à Veja Rio por este reconhecimento, que nos motiva a seguir cuidando do nosso Rio com paixão e responsabilidade. Dedico esta conquista ao futuro da Baía de Guanabara – um futuro que já está sendo construído com sustentabilidade econômica, ambiental e social”.
AGRACIADOS COM PRÊMIO “CARIOCAS DO ANO” DA VEJA RIO
. Tatiana Coelho de Sampaio – ciências
. Paula Lavigne – ativismo
. Zezé Motta – teatro
. Alexandre Bianchini – meio ambiente
. Debora Bloch – televisão
. Flamengo (representado por Paulo Dutra, diretor-geral do clube)
. Xande de Pilares – música
. Sargento Henrique Bruto – cidadania
. Duda Magalhães – eventos
. Beatriz Milhazes – artes plásticas
. Preta Gil – homenagem póstuma (representada por Jude Paulla)
. Alberto Griselli – negócios
. Andrucha Waddington – cinema
. Ilda Santiago – cultura










