Alexandre de Moraes solta Rodrigo Bacelar, mas impõe medidas cautelares

09/12/2025 19:54:52
Compartilhar

PRESIDENTE DA ALERJ É AFASTADO DO CARGO E TERÁ QUE USAR TORNOZELEIRA ELETRÔNICA –


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil), deve ser solto da prisão e passe a usar tornozeleira eletrônica.

O parlamentar já deixou a sede da PF, onde estava preso.


O ministro do STF, porém, decidiu impor medidas cautelares:
. Afastamento da presidência da Alerj;
. Uso de tornozeleira eletrônica e recolhimento domiciliar noturno, das 19h até 6h;
. Proibição de se comunicar com outros investigados;
. Entrega de todos os passaportes;
. Suspensão de porte de arma de fogo.


A decisão ocorreu depois que os deputados estaduais do Rio de Janeiro votarem para revogar a prisão do parlamentar. Foram 42 votos a favor de revogar a prisão, 21 contra e 2 abstenções – para relaxar a prisão, eram necessários ao menos 36 votos favoráveis.


PRISÃO DE BACELAR
Bacellar foi preso pela Polícia Federal (PF) no dia 3/12 sob suspeita de ter vazado informações sigilosas da Operação Zargun, deflagrada em setembro, em que o então deputado estadual TH Joias foi preso.
A PF apreendeu R$ 90 mil no carro em que estava o deputado Bacelar estava. Ele ficou em silêncio quando questionado sobre o dinheiro.

Compartilhar