A pureza existente nesses pequenos seres de luz é capaz de influenciar os mais brutos seres. Claro que as crianças também são travessas e levadas, fazem bagunças, brincam, fazem birras e, muitas vezes, nos tiram do sério.
O importante é que no final das contas nós, adultos, acabamos por aprender muito mais com elas do que elas com a gente.
O que será que podemos apreender com as atitudes delas?
1. Não desistir
Observe uma criança, principalmente os bebês que estão aprendendo sobre formas geométricas e etc., é fato que quando estão brincando, consequentemente aprendendo, não desistem até conseguirem seu objetivo. Crianças são insistentes e se esforçam (mesmo que através de birras) para conseguirem o que querem.
2. Ter coragem, se arriscar
Complementando o item acima, é preciso ter coragem para encarar as dificuldades da vida. E se acha que a vida de uma criança é fácil, muito se engana. A grande diferença é que elas não possuem o senso do certo e errado, o que as fazem não se sentirem bobas ao tentarem algo. E essa é uma das maiores lições que podemos tomar com elas, nos livrarmos de algumas amarras sociais e não ter medo.
3. “Carpe Diem”, aproveite o momento/dia
As crianças acordam e vão dormir felizes bem, na maioria das vezes. Isso acontece porque elas não guardam mágoas e não se agarram as coisas ruins que acontecem, apenas momentaneamente. É claro que essa não é uma regra, mas aqui vale ressaltar que a lição que elas nos passam é a não nos apegarmos as pequenas dificuldades e problemas, vivendo intensamente, cada dia.
4. Assim como deve aproveitar as oportunidades
Se você aprende a como aproveitar o dia, também é preciso que aprenda a aproveitar as oportunidades. Com certeza você já viu uma criança tentando, ou fazendo, alguma besteira porque viu a oportunidade de fazer. Obviamente, você não vai fazer uma besteira, mas vai saber enxergar as boas oportunidades que a vida oferece.
5. Ter compaixão
A partir do momento que começamos a crescer, a entender o mundo e a conhecermos as pessoas, também começamos a nos decepcionar, passar por grandes infelicidades e desacreditarmos do ser humano, pelo menos isso é o que acontece com muita gente. Se você é uma dessas, lembre-se que as crianças não costumam guardar mágoas, nem rancor. Elas possuem compaixão pelo próximo.
6. A ser sincero
Crianças não tem papas na língua, às vezes, nós adultos nos sentimos um tanto quanto ofendidos quando uma criança faz um comentário indevido mas, na verdade, essa sinceridade é pura e desprovida de preconceitos. Por conta de nossos valores sócio-culturais é complicado sermos 100% sinceros, mas não custa tentar, em alguns casos.
7. Não ter medo de errar
Remetendo a alguns dos itens anteriores, quando você vê uma criança que está aprendendo a andar tropeçar e cair, o normal é que ela se levante, muitas vezes sozinha, e volte a andar. Esse ciclo se repete inúmeras vezes até que ela se acostume a caminhar e consiga manter o equilíbrio. E o mais importante, não se envergonham de cair. Essa queda é o erro, e com ele que devemos aprender.
8. Tratam os animais como seus melhores amigos
Uma criança maltrata um animal apenas quando lhe é ensinado que deve fazê-lo. Aos adultos, o ódio por animais pode ser muito mais cruel do que imagina, por isso, juntamente com o item cinco, devemos ter compaixão pelos bichinhos e aprender a respeitá-los. Se você não gosta, tudo bem, mas não precisa maltratar física nem psicologicamente o animal.
Fonte: www.ultracurioso.com.br