CANTO ALTO E LONGO ATRAI A CURIOSIDADE DE MORADORES E TRANSEUNTES NO ENTORNO DA PRAÇA GEÚLIO VARGAS –
“kie, kié, kie, kie, kie, kie, kie, ke, ke, ke…”! Esse é o canto da siriema, que pode ser ouvido a um quilômetro de distância. O grito da ave tem sido ouvido nos últimos dias no Centro de Nova Friburgo, o que é algo incomum.
A ave solitária tem sido observada na Praça Getúlio Vargas e ruas próximas. Nesta sexta-feira, 29/9, foi flagrada pelo fotógrafo Daniel Marcus num poste da Rua Ernestro Brasílio, nas imediações do antigo fórum.
Moradores e transeuntes param para observar a ave e seus gritos estridentes. “Seriema perdida e muito assustada no centro de Friburgo”, relata uma moradora.
A siriema é uma ave muito comum em todo o Brasil, mas, aqui, em Friburgo, é observada com mais frequência nas áreas rurais e periféricas do município.
Ela alimenta-se desde insetos a pequenos vertebrados. Também pode se alimentar de vermes, ovos de outras espécies e também de pequenas cobras.
CANTO DA SIRIEMA – Seu canto é marcante é alto e longo. Parece longa risada, as quais vão acelerando-se e aumentando de tom à medida que a ave repete o canto.