Armadilha fotográfica registra onça-parda marcando território

07/04/2024 07:24:28
Compartilhar

VIDA ANIMAL É ACOMPANHADA POR PROJETO NA SERRA RJ –


Através de suas redes sociais, o Projeto Guapiaçu divulga com frequência imagens da vida animal na Região Serrana, flagradas por armadilhas fotográficas instaladas em pontos estratégicos da Mata Atlântica. As imagens são captadas, por exemplo, para fins de pesquisas e estudos.


“A presença majestosa da onça-parda confirma o equilíbrio do ecossistema, sendo o topo da cadeia alimentar”, diz uma recente postagem do Projeto Guapiaçu. O flagrante foi em 18/1/24 e mostra o felino marcando território numa mata fechada.


“A marcação de território pela onça é crucial para estabelecer sua presença, comunicar sua posição a outros indivíduos e demarcar áreas para caça e reprodução. Para demarcar seu território, esses majestosos felinos utilizam urina, excrementos e marcas de garras. Na imagem vemos uma onça urinando e fazendo marca com as garras”, acrescenta a postagem.


E acrescenta: “A urina contém feromônios que indicam detalhes como sexo, idade e estado reprodutivo. Ao fazer isso, a onça-parda está comunicando que aquele território é dela”.


O Projeto Guapiaçu é uma iniciativa realizada em parceria com @asa_socioambiental, @refauna, @caminhodamataatlantica e com o apoio da @petrobras e da Regua.


ACOMPANHE O PROJETO GUAPIAÇU NO INSTAGRAM

Compartilhar