No final dos anos 30 e nos primeiros dos anos 40, do século passado, havia um imóvel térreo na Praça XV de Novembro nº 92 (hoje Praça Getúlio Vargas, ao lado do sobrado da atual Predial Primus), de propriedade do comerciante português Luís Ferreira de Souza Moraes Sant’Anna (marido de Madame Sant’Anna).
Os comerciantes libaneses Nede Assad Lopes e José Rathar Lopes (proprietários da Casa Lopes) o adquiriram, por compra, do Sr. Sant Anna e, alguns anos depois, o venderiam ao Sr. Nelson Chaves.
Demolido o antigo imóvel, no final dos anos 50, início dos 60, surgiu o prédio de 5 andares, construído pelo Sr. Nelson, que recebeu o nome de “Edifício DINELU”(Di de Diva, esposa do proprietário; NE de Nelson e da filha Nelva; e LU de Luís, filho do casal).
Nele foi instalado o “FRIBURGO PALACE HOTEL”, que funcionaria até quase a metade dos anos 70. No auge da fama, nos “Anos Dourados”, Cauby Peixoto ali se hospedou, em um Carnaval, e ao ficar na sacada, causou agitação e entusiasmo em seus fãs, que se aglomeravam na calçada.
Na administração do Prefeito Paulo Azevedo, o poder municipal adquiriu o imóvel, por compra, do herdeiro Luís Chaves, e ali instalou o Centro Administrativo Municipal Nelson Chaves, onde funcionavam algumas Secretarias Municipais.
Tempos depois, sediou a Cruz Vermelha.
Nos dias de hoje, abriga a Secretaria Municipal de Saúde e a Subsecretaria Municipal de Política sobre Drogas.
Atualmente, o nome DINELU foi esquecido e o edifício é chamado de PRÉDIO DAS SECRETARIAS.







