Leonardo DaVinci foi uma das maiores personalidades da história. Em breve falaremos dele em outra coluna. Porém, para quem não o conhece, em 1503 ele realizou o que seria sua grande obra, a pintura de Mona Lisa. Mas, o que ele tem com a invenção do submarino? O fato é que ele era um gênio! Na sua trajetóriafoi pintor, escultor, matemático, arquiteto, urbanista, físico, astrônomo, engenheiro, naturalista, químico, geólogo, cartógrafo, estrategista, criador de engenhos bélico e inventor de instrumentos musicais.
A história do submarino remonta a 1500, quando Leonardo DaVinci conceituou pela primeira vez um barco que poderia navegar debaixo d’água e afundar outros navios. Da Vinci nunca avançou com o projeto do seu submarino porque tinha medo do poder destrutivo que a sua invenção poderia desencadear no mundo.
O primeiro submarino prático foi construído em 1620 por Cornelis Drebbel sob o comando do Rei Jaime I. Um barco a remo de 12 remos coberto de couro, o submarino de Drebbel foi reforçado com ferro para suportar a pressão da água e era funcional, submerso a uma profundidade de quinze pés abaixo do rio Tâmisa. Nenhum outro modelo foi encomendado para a marinha.
Há algumas centenas de anos o submarino era um conceito fantástico, quase impensável e certamente difícil de construir. Muitas pessoas diferentes ao longo da história projetaram submarinos e aprimoraram o trabalho daqueles que tentaram e falharam. No século XX, o submarino tal como o conhecemos foi inventado e foi crucial em muitos dos conflitos mais importantes do século.
As principais partes que constituem o submarino são:
* Baterias: reserva de energia em caso de falha dos geradores elétricos;
* Escotilha: parte que serve como saída de emergência do submarino;
* Geradores elétricos: parte que gera energia elétrica para que ocorra a propulsão e para alimentação dos equipamentos eletrônicos;
* Gerador de oxigênio: parte que gera oxigênio para a respiração da tripulação;
* Hélice: parte que transforma energia mecânica em propulsão;
* Lastro: parte que controla a densidade do submarino, permitindo que ele afunde ou submerja;
* Lemes: partes que controlam a direção do submarino;
* Motor: parte que faz com que o submarino se desloque, através da transformação da energia elétrica em energia mecânica;
* Periscópio: parte que permite que a tripulação veja obstáculos fora do seu campo de visão;
* Sonar: parte encarregada de captar os ruídos emitidos pelos corpos ao redor do submarino com o intuito de evitar colisões e identificar sua posição exata.
Curiosidades
Os primeiros submarinos construídos funcionavam através de propulsão humana. Antes da Segunda Guerra Mundial, os submarinos dispunham de torpedos, canhões e metralhadoras no convés, já que precisavam defender e atacar quando emergiam.
Atualmente os submarinos funcionam através de propulsão diesel-elétrica ou nuclear. Eles emergem ou submergem pelo mesmo princípio físico que permite que os navios não afundem, a atuação da força peso e força empuxo.
Os submarinos navegam nos oceanos através de cartas náuticas ou tecnológicos equipamentos de navegação, já que a luz raramente atinge o fundo do oceano. “Já na superfície, eles navegam através do GPS, que informa de maneira exata a sua latitude e longitude.