Covid-19 e saúde bucal

11/11/2021 13:18:46
Compartilhar

Ao longo desses quase dois anos de Pandemia da Covid-19 muitas pesquisas e estudos são desenvolvidos diariamente em torno dessa infecção viral. Vacinas, medicamentos e a forma como ela afeta o corpo humano, tudo isso é estudado, mas muito ainda falta a esclarecer.

No entanto, já sabemos que a infecção afeta vários órgãos vitais como coração, rins, pulmão e fígado, gerando um quadro inflamatório com formação de pequenos trombos que comprometem a microcirculação.

Vem desse princípio a necessidade em relacionar os problemas bucais com as complicações da Covid.

No início da Pandemia foram identificadas lesões nos extremos do corpo, mãos e pés, bem como na boca.

Com o passar do tempo, a presença de doença periodontal ou uma gengivite foram considerados fatores de risco para o paciente com Covid, principalmente em casos de internação e ainda mais de intubação.

Agora, o que vemos, são pacientes que tiveram a doença e estão voltando aos consultórios dentários com mais cáries e inflamações da gengiva.

Ainda não sabemos dados concretos estatísticos que mostrem a relação com a Doença Covid-19. Podemos supor que fatores como alteração de paladar, por exemplo, levam a uma perda da noção do sabor doce e aí a pessoa poderia adoçar mais a comida sem perceber. Também, ao paciente que esteve internado, muitas vezes por períodos muito longos, a falta de um cuidado com a higiene bucal gerou um acúmulo de placa tão grande que a remoção da mesma só poderia ser feita com ajuda do profissional, pois a simples escovação não seria mais suficiente.

Aconteceu muito também o medo de procurar o dentista durante a Pandemia, e nesses casos o tratamento preventivo foi protelado acontecendo agravamento de situações que, se tivessem uma intervenção mais célere, teriam resoluções mais simples.

Atualmente estamos com um aumento do número de vacinados e baixa transmissão do vírus, sendo este o melhor momento para procurar o dentista e fazer os procedimentos de prevenção das doenças bucais.

Não esquecendo de usar máscara e manter o distanciamento físico no dia-a-dia.

Lembrando que a saúde bucal em muito contribui para a saúde geral mutuamente.

Compartilhar