Curiosidades do RMS Titanic

22/01/2024 13:14:14
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A coluna começa com muitas novidades para 2024! Histórias reais e muitas curiosidades para os leitores. Começamos com uma das mais emblemáticas histórias, a do inesquecível Titanic, que entre a noite de 14 de abril e a madrugada de 15 de abril de 1912, afundou em sua viagem inaugural de Southampton, no Reino Unido, rumo a Nova York, nos EUA, após colidir com um iceberg. Aqui, fatos curiosos sobre o “inafundável” navio.

O navio foi o maior objeto a se mover na água, mas não foi projetado para ser o mais rápido, pois o Lusitânia  e  o Mauretania sempre seriam mais rápidos. Uma luxuosa piscina foi uma atração para a primeira classe. Suas acomodações eram extremamente luxuosas e espaçosas. Outras novidades eram as quadras de squash, banho turco, ginásio e barbearia. Até mesmo as cabines mais baratas de terceira classe eram de melhor padrão do que as de outros navios. 

O Titanic tinha dois navios irmãos, o Olympic,  lançado em 20 de outubro de 1910, chegou a Jarrow para desmantelamento em 13 de outubro de 1935, e o Britannic, lançado em 26 de fevereiro de 1914 e afundado em 21 de novembro de 1916.

Um grave e fatídico fato é que não havia botes salva-vidas suficientes. Apenas para um terço das pessoas a bordo, eram 20 botes salva-vidas com capacidade para 1.178 pessoas enquanto deveria atender a no mínimo 2.435 pessoas.

Um grande número de vítimas do Titanic era de imigrantes que buscavam uma vida melhor nos Estados Unidos. Sua construção ocorreu na cidade de Belfast, atual capital da Irlanda do Norte, parte integrante do Reino Unido.

O navio tinha 269 metros de comprimento, 28 metros de largura e 53 metros de altura. Sua arqueação era de aproximadamente 46 mil toneladas. Ele operava com uma tripulação de 892 pessoas e podia transportar até 2 435 passageiros dispostos em três classes.

Estatísticas do RMS Titanic

Ele era realmente poderoso! Uma máquina de sonhos, ou que deveria ser:

Era composto de 2 potentes motores de 8 cilindros de tripla expansão e 1 turbina de baixa pressão, com velocidade de serviço de 21 nós.

Sua fatídica linha do tempo:

As 12h15, 10 de abril de 1912:  Partiu de Southampton em sua viagem inaugural para Nova York via Cherbourg, França e Queenstown, Irlanda;

As 18h35, 10 de abril de 1912:  Chegada a Cherbourg;

As 20h10, 10 de abril de 1912:  Partiu de Cherbourg;

As 11h30, 11 de abril de 1912:  Chegada a Queenstown;

As 13h30, 11 de abril de 1912:  Partiu de Queenstown;

As 09h00, 14 de abril de 1912:  Primeiro aviso de gelo;

As 23h40, 14 de abril de 1912:  Colisão com iceberg;

As 00h45, 15 de abril de 1912:  Chamada de assistência sem fio, primeira transmissão, usando o código CQD. Transmissão alterada para o novo código SOS, primeira utilização deste código por um navio de passageiros;

Dia 15 de abril de 1912, última transmissão, o navio naufragou.

Foram ceifadas 1.503 vidas, sendo 815 passageiros e 688 tripulantes.

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