Neste primeiro artigo do ano quero abordar o tema da dieta ácida e o que ela causa nos dentes.
Existem vários fatores que provocam erosão dentária, um deles é a dieta ácida.
E o que é erosão dentária? A perda de tecido dentário mineralizado ou seja, tecido duro sem a presença de bactéria, isso é a erosão dentária. A ingestão de refrigerantes, sucos de frutas, energéticos, vitamina “C” com muita frequência leva a erosão dentária, o que geralmente ocorre na área em contato dos dentes com as bochechas e os lábios.
Você então pode me perguntar que mal há nisso? E eu te digo que uma vez o esmalte perdido, ele não pode ser recomposto, apenas através de restaurações, o mesmo acontecendo com a dentina.
Isso pode ocasionar sensibilidade dentinária leve a moderada, trincas no esmalte e fratura. A dentina também fica com aspecto bem liso e pode manchar com cores que podem chegar até o castanho. A sensibilidade pode ser tão intensa que venha ser necessário o tratamento do canal.
Prevenir a erosão é possível desde que alguns cuidados sejam tomados, como fazer uma dieta equilibrada e com intervalos de três horas pelo menos entre cada refeição. Não ingerir sempre bebidas ácidas e procurar compensar a acidez destas com alimentos ricos em cálcio ou não tão ácidos.
Beber água ajuda muito. Aliás, recomendo a ingestão de água antes de fazer a escovação dentária, ou um bochecho com água também antes da escovação, caso contrário corre-se o risco de provocar mais erosão química, devido à dieta ácida, e mecânica pela escovação em si.
Espero ter ajudado a melhor cuidar de seu sorriso. Desejo um Ano repleto de motivos para sorrir!
Abraço e até a próxima!