Filmes da semana de 06/06 a 12/06

08/06/2024 12:46:50
Compartilhar

Estreia esta semana nos cinemas em Nova Friburgo Bad Boys: Até o Fim. Quarto filme da franquia, Bad Boys está longe de chegar ao fim, afinal, são grandes bilheterias e uma aposta em um formato que funciona muito bem. Will Smith e Martin Lawrence conseguem entregar um humor que banaliza situações tensas com grande maestria e isso causa uma sensação de total controle e certo heroísmo. Desta vez os detetives se tornam fugitivos e precisam limpar seus nomes e a reputação do seu falecido capitão. Essa é a grande aposta da Sony Pictures para 2024, um ano que não vem sendo bom para a indústria do cinema. Adil El Arbi e Bilall Fallah tentam fazer uma releitura do estilo consagrado por Michael Bay no primeiro filme da franquia, entregando grandes sequências de ação, atreladas a situações cômicas e um pouco de resgate a valores familiares. No elenco temos entre outros Vanessa Hudgens, Alexander Ludwig, Eric Dane e Joe Pantoliano, mas todas as atenções são para os protagonistas, como não poderia ser diferente. O filme entrega com maestria o que se propôs, tem um texto dinâmico, brinca até com questões sérias, mas tudo isso bem apresentado. Para quem gosta da franquia, fica aqui uma convocação para que vão aos cinemas que foi muito afetado pela pandemia, pelas greves, e todo o contexto sociopolítico que estamos vivenciando. Vale muito o ingresso e a indicação etária é para maiores de 16 anos.

Outra estreia nesta semana nos cinemas em Nova Friburgo é Grande Sertão. Essa é uma adaptação ousada de um clássico da literatura nacional, Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, para um contexto urbano e contemporâneo em uma favela. Guel Arraes dirigiu o filme e escreveu o roteiro em conjunto com Jorge Furtado, o que já chancela com um selo de qualidade esta obra. O enredo já é bem conhecido, temos a luta entre lobos, muitos com pele de cordeiro, um ressignificado da ordem previamente estabelecida e a jornada do herói que ouve o chamado e busca estabelecer uma nova realidade em meio ao caos. O grande desafio que esta produção alcançou, foi sair da caixa da linguagem televisiva e adaptar, inclusive os diálogos ao texto original, trazendo um naturalismo para o momento atual. Apesar de todas essas virtudes, o filme sofre com o ritmo que não impulsiona as ações entre as cenas e algumas atuações. Se destacam Caio Blat, Luis Miranda e Eduardo Sterblitch, em um elenco que conta com nomes como Rodrigo Lombardi, Luisa Arraes e Mariana Nunes, entre outros. Vale destacar a fotografia de Gustavo Hadba que evidencia esse universo distópico, em um filme que tem no exagero seus melhores momentos. Ousadia e criatividade não faltaram, é uma boa adaptação e possivelmente um dos trabalhos mais audaciosos de Guel Arraes. Vale muito o ingresso e a indicação etária é para maiores de 18 anos.

A última estreia desta semana nos cinemas em Nova Friburgo é Os Observadores. O sobrenome que chama a atenção nessa produção é Shyamalan, mas nesse caso, não estamos diante de M. Night Shyamalan, mas sim da sua filha Ishana, que dirigiu e escreveu o roteiro. A premissa é interessante, um mistério que cerca uma casa em uma floresta, com um espelho enorme, onde ao cair da noite, as pessoas ficam presas enquanto seres as observam, afinal, de dentro da casa é um espelho, mas do lado de fora, pode ser visto tudo que ocorre no local. Quem são esses seres? Que lugar é aquele? Quem são as pessoas que lá estão? Como fugir desta prisão? Essas são boas cartas para desenvolver um roteiro interessante, mas é aí que os problemas iniciam. O filme vai direto ao ponto desde o início, o que é muito bom, mas é na forma como tudo é explicado que a narrativa desanda, sem conseguir construir um mistério a ser desvendado, um plot twist para surpreender o público. No elenco temos Dakota Fanning, uma atriz querida por todos, e também Georgina Campbell, Oliver Finnegan, Olwen Fouéré, entre outros. Todos bem dentro da proposta. M. Night Shyamalan até participa da produção, mas o roteiro não ajuda e o resultado fica aquém do que poderia. Ainda assim, são muitos os pontos interessantes e pode agradar, apesar do interesse pelo filme ir se desfazendo ao longo da exibição. Vale o ingresso e a indicação etária é para maiores de 14 anos.

A dica desta semana para assistir em casa vai para a Os Rejeitados. Dirigido por Alexander Payne e estralado por Paul Giamatti, esse é o típico filme intimista que se aproveita de uma história desoladora para debater a alma humana. Com premiações como o Globo de Ouro e o Critics’ Choice Award para os atores, é uma boa opção para quem gosta de filmes tocantes e provocadores.

Compartilhar