Filmes da semana de 08/02 a 14/02

10/02/2024 11:04:20
Compartilhar

Estreia esta semana nos cinemas em Nova Friburgo Pobres Criaturas. Adaptado do romance escrito por Alasdair Gray, e dirigido por Yorgos Lanthimos de A Favorita de 2019, o filme é uma pérola visual com um debate necessário e possivelmente o melhor trabalho da carreira de Emma Stone. Imagine trazer de volta a vida uma jovem mulher sem freios sociais em busca de uma liberdade plena em um período de opressão de classes na Era Vitoriana. É uma sátira bem construída que nos faz questionar nossas próprias escolhas e freios. Como ela não é uma pessoa como nós, não julgamos e seguimos pela sua jornada. A direção de arte é um dos destaques, simplesmente impecável. No elenco Mark Ruffalo segue fazendo o bom moço carismático, Willem Dafoe domina as cenas e vai muito além do cientista louco e Emma Stone consegue entregar toda a transformação da personagem livre de preconceitos que aprende e evolui em busca de um propósito maior. É uma obra que deixaria Boris Karloff orgulhoso e que nos convida a um debate importante e necessário. Com onze indicações ao Oscar 2024, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Atriz, certamente vai levar alguns, com boas chances nas categorias técnicas. Vale muito o ingresso e a indicação etária é para maiores de 18 anos.

Outra estreia desta semana nos cinemas em Nova Friburgo é Masha e o Urso: Diversão em Dobro. Animação Russa lançada em 2009 e inspirada no folclore, conta a história de amizade de uma menina hiperativa e um urso mal-humorado em busca de sossego. Esse é o plot com uma menina pequena e aparentemente doce, atazanando os dias do enorme urso e que aos poucos, vai se formando uma amizade improvável. Com material inédito, a animação vai agradar e certamente é uma boa dica para assistir em família nos cinemas. Masha e o Urso viajarão para a cidade, algo ainda não explorado na série. São oitenta minutos com muita diversão que as crianças vão gostar, principalmente do conto de fadas de Natal. Vale sim o ingresso e a indicação etária é livre para todas as idades.

A última estreia desta semana nos cinemas em Nova Friburgo é Baghead: A Bruxa dos Mortos. Esse é um bom filme de terror que surpreende pela proposta e com uma ideia que foge dos clichês, apesar de inegavelmente utilizá-los com objetivos específicos. O enredo é sobre uma mulher em dificuldades financeiras que recebe a notícia da morte de seu pai que ela não tinha contato. Como herança ela recebe um bar e logo descobre que uma entidade habita o local com poderes de incorporar os mortos. Percebendo que pode controlar a bruxa e ainda ter retorno financeiro e é iniciado um jogo perigoso com consequências inimagináveis. Tudo é logo apresentado em uma dinâmica que não perde tempo com descobertas lentas, barulhos de portas ou passos misteriosos. Isso é bom, cria um senso de realidade que nos aproxima da protagonista, além de desenvolver camadas para a personagem. Nos faz perguntar o que faríamos naquela situação. A ideia da bruxa com um saco na cabeça também é boa, título do filme, é a vilã clássica que trama pelas sombras. Mas nem tudo posso elogiar. O roteiro é arrastado e o CGI atrapalha. No elenco temos Freya Allan, Jeremy Irvine, Ruby Barker e Peter Mullan, todos muito bem, aproveitando todo o potencial de seus personagens. Pode não ser um filme brilhante, mas é um terror que surpreende, principalmente por não encher a tela com pessoas pouco interessantes fazendo coisas bobas, até que as consequências batam em suas portas. Vale muito o ingresso e a indicação etária é para maiores de 14 anos.

A dica para assistir em casa esta semana vai para Bom Dia, Verônica. Disponível na plataforma da Netflix, a série chega a terceira temporada e segue com Tainá Müller a frente das investigações de um esquema de corrupção. No elenco, além de Tainá, temos Reynaldo Gianecchini, Klara Castanho, Eduardo Moscovis e Camila Morgado, assim como Rodrigo Santoro e Maitê Proença. A nova temporada estreia dia 14 de fevereiro.

Compartilhar