Filmes da semana de 11/07 a 17/07

13/07/2024 12:56:29
Compartilhar

Estreia esta semana nos cinemas em Nova Friburgo Twisters. Essa é uma produção que causou surpresa ao escalar o diretor Lee Isaac Chung de Minari – Em Busca da Felicidade, principalmente sendo um filme catástrofe, mas tudo isso é entendido quando percebemos que também é uma referência às origens do diretor. Essa identificação é poderosa e imprime um senso de realidade forte, principalmente aos personagens. O enredo é basicamente o mesmo do filme de 1996 com adendos. São caçadores de tempestades que buscam testar um novo sistema experimental de rastreamento quando se deparam com tornados causando destruições e pondo em risco muitas vidas. No elenco temos o carismático Glen Powell, assim como Daisy Edgar-Jones, Maura Tierney, David Corenswet e Anthony Ramos entre outros, todos muito bem, principalmente se considerarmos o fato de contracenarem com fundo verde. O filme tem muitos acertos, tanto na forma, nos personagens bem desenvolvidos, como nos efeitos visuais, até mesmo por ter na produção o nome de Steven Spielberg. O grande mérito mesmo é do Lee Isaac Chung, que consegue através dos enquadramentos e panorâmicas nos jogar para dentro dos acontecimentos sem precisar forçar ou apelar, simplesmente usando a competência e sensibilidade, ainda que seja em um filme com esse tema. É raro uma continuação ser ainda melhor do que o original, mas esse é um caso desses e uma grata surpresa. Vale muito o ingresso e a indicação etária é recomendada para maiores de 12 anos.

A outra estreia desta semana nos cinemas em Nova Friburgo é Luccas e Gi em: Dinossauros. Sucesso na internet, Luccas neto retorna aos cinemas com mais uma aventura para o público infantil. No enredo, Luccas e Gi, viajam para conhecer um parque temático de dinossauros e se deparam com uma cientista que pretende trazer de volta essas criaturas a qualquer custo usando a irmã de Luccas como cobaia para suas experiências. Essa produção trabalha com a mesma narrativa utilizada por Luccas, direcionada para crianças, com os tradicionais exageros e tudo muito explicadinho, o que pode irritar os adultos, mas faz parte do formato que vem dando certo. No elenco, além de Luccas, temos Gi Alparone, Ju Knust, Heitor Martinez, Roberta Piragibe e Julio Levy, entre outros, todos muito caricatas. O roteiro é inconsistente, com personagens mal desenvolvidos e pouco conteúdo, fazendo esquetes irrelevantes para o plot e piadas bobas. Poderia ter sido um vídeo de trinta minutos que parece ter sido esticado para um filme de uma hora e meia. No geral é mais do mesmo, só para crianças até 8 anos, ainda que busque referências, tenha conteúdo didático e as tradicionais lições. A indicação etária é livre para todas as idades.

A dica desta semana para assistir em casa vai para Maestro. Esse é um recorte da vida do maestro e compositor americano Leonard Bernstein com foco em seu relacionamento com Felicia Montealegre. Bradley Cooper dirige e atua, ao lado da atriz Carey Mulligan que entrega o melhor trabalho da sua carreira. É um romance com contornos musicais sobre um dos maiores compositores da história do cinema.

Compartilhar