Filmes da semana de 14/03 a 20/03

16/03/2024 13:27:28
Compartilhar

Estreia esta semana nos cinemas em Nova Friburgo Imaginário – Brinquedo Diabólico. Mais um filme da Blumhouse Productions que chega para coroar o momento da produtora que vem se acostumando a permanecer em uma zona de conforto fazendo mais do mesmo simplesmente apostando na fidelidade do público ao gênero. O enredo é sobre uma família que se muda para uma casa, onde a mãe interpretada por DeWanda Wise viveu sua infância em busca de tempos melhores e logo segredos do passado são catapultados por um brinquedo com contornos macabros. É tudo muito clichê, sem qualquer espaço para a criatividade. Tem a vizinha que sabe o que o passado esconde, a criança inocente que se conecta com o sobrenatural, o marido ausente, a mulher com problemas mal resolvidos e tudo mais que podemos imaginar. O ritmo é lento, com uma evolução previsível que nos leva a pensar se algo mais interessante pode acontecer ou se é só isso mesmo. Vale citar a presença da veterana Betty Buckley que atuou em filmes como Carrie, a Estranha e Fragmentado. Resumindo, é um filme arrastado, sem qualquer inovação, que busca um público-alvo já acostumado com essas produções e gosta do formato, apesar do pouco que ela acrescenta. Só mesmo para os fãs do gênero e sem ter uma opção melhor para passar o tempo. A indicação etária é para maiores de 12 anos.

A outra estreia desta semana nos cinemas em Nova Friburgo é Uma Vida – A História de Nicholas Winton. “Quem salva uma vida salva o mundo inteiro”. Essa é a primeira frase que podemos pensar quando ouvimos o nome de Nicholas Winton, um britânico que salvou centenas de crianças da morte certa durante o Holocausto na Alemanha Nazista. Esse é um drama que lida com uma carga emocional complexa e que faz uma homenagem a um herói discreto que nos remete ao que o ser humano tem de mais digno e corajoso. O diretor James Hawes, além da missão de registrar esse legado, precisava lidar com um espaço de tempo complicado entre 1938 e 1988 e essa, é a maior fragilidade dessa produção. Além da história, a grande força do filme está com a atuação de Anthony Hopkins com mais uma atuação brilhante. Temos ainda no elenco Helena Bonham Carter, Johnny Flynn, Romola Garai, Lena Olin e Jonathan Pryce, entre outros. É um daqueles filmes necessários que emociona e nos transmite um pouco mais de esperança mesmo quando tudo parece estar perdido. Justa homenagem que certamente vai inspirar a todos. Vale muito o ingresso e a indicação etária é para maiores de 14 anos.

Sugestão: A dica para assistir esta semana em casa vai para A Sociedade da Neve. Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional, esta produção conta a história de um grupo de sobreviventes após a colisão de um avião com uma geleira nos Andes. Baseado em um evento ocorrido em 1972, o filme busca ir além da tragédia e conquistou um feito difícil ao se tornar um dos filmes de língua não inglesa mais assistidos na história do serviço de streaming da Netflix.

Compartilhar