Estreia esta semana nos cinemas em Nova Friburgo Assassinos da Lua das Flores. Inspirado no best-seller homônimo do escritor David Grann, Martin Scorsese novamente traz uma obra primorosa em uma história que conta a derrocada do povo Osage que foi expulso de suas terras em uma batalha gananciosa pelo petróleo. Nessa guerra nos anos 20 tudo foi utilizado, o que desencadeou uma investigação do recém-criado FBI incluindo o todo poderoso J. Edgar Hoover. São mais de três horas e vinte minutos de filme com tudo o que Scorsese tem para oferecer. O figurino é impecável, a trilha sonora é impactante, a montagem é decisiva e principalmente as atuações, são memoráveis. Estou falando de Leonardo DiCaprio, Robert De Niro, Lily Gladstone na melhor atuação da sua carreira, Brendan Fraser, Jesse Plemons, John Lithgow, só para citar alguns. O grande desafio desta obra foi adaptar para a linguagem audiovisual o livro de David Grann e isso exigiu certas escolhas, buscando mais pelo mistério deixando aspectos importantes em segundo plano, mas como eu disse, foi uma escolha e Scorsese, sabia o que estava fazendo. É um filme forte, com uma história relevante que foi varrida para debaixo do tapete por conta do poder e de interesses mesquinhos. Essa é mais uma chance de ver Scorsese nos cinemas, em um filme que teve muitos problemas por canta da pandemia, mas que demonstra toda a força do diretor e sua paixão em fazer um cinema relevante e com muita qualidade. Vale muito o ingresso e a indicação etária é para maiores de 14 anos.
A outra estreia desta semana nos cinemas em Nova Friburgo é 97 Minutos. Esse é mais um filme sobre o sequestro de um avião e nesse cenário, tudo pode dar errado, afinal, é uma caixa com asas voando com o combustível sempre prestes a acabar, pessoas armadas sem medo das consequências dos seus atos e a necessidade gritante de decisões difíceis, sempre buscando diminuir os danos enquanto o relógio avança os ponteiros. O desafio é como conduzir a tensão que precisa ser crescente até o final, o que o diretor Timo Vuorensola consegue entregar. o enredo parece inspirado no caso do voo 93 da United Airlines que foi sequestrado pelo grupo terrorista Al-Qaeda em 11 de setembro de 2001 e que caiu em um campo da Pensilvânia após os passageiros lutarem com os sequestradores. No elenco Alec Baldwin carrega o dilema de tomar uma decisão ainda que resulte na morte de dezenas de pessoas e Jonathan Rhys Meyers interpreta um agente da Interpol disfarçado que integra o grupo terrorista e tem a chance de impedir pelo pior, seja para os passageiros, ou para o alvo do sequestro. O filme entrega o que se propõe e vai agradar aos fãs de ação e adrenalina. Vale sim o ingresso e a indicação etária é para maiores de 14 anos.
Sugestão: A dica para assistir em casa nesta semana vai para TÁR. Cate Blanchett chegou a sétima indicação ao Oscar com este filme e interpreta uma maestrina que conquistou tudo em sua carreira, mas que aos poucos vai vendo tudo desmoronar a sua volta. É uma aula de interpretação de Blanchett em uma história inspiradora e cheia de glamour e dramas sociais. Disponível na Amazon Prime Video.








