Estreia nesta semana nos cinemas em Nova Friburgo Estômago 2 – O Poderoso Chef. Em 2007 foi lançado Estomago, que é um daqueles filmes que aos poucos vai ganhando um lugar de destaque e um público crescente enquanto passam os anos. Isso ocorre, por diversos motivos, mas, principalmente, pelo fato de ser um ótimo filme, descolado do novelesco. Marcos Jorge, que também dirigiu o original volta para contar mais um capítulo da história de Raimundo Nonato, ou Alecrim como é conhecido na prisão. Um homem simples, que aprendeu a ascender socialmente pelas suas habilidades culinárias. O problema é como fazer uma continuação e surfar na boa aceitação que o filme original alcançou. Marcos Jorge novamente dirige o filme, mas desta vez, não consegue entregar o formato outsider do anterior, com uma narrativa tradicional nacional, tentando resgatar referências, mas com uma estética engessada de Globo Filmes. Na verdade, essa continuação fala pouco com o original e opta por buscar caminhos fáceis. No elenco, temos novamente João Miguel, que perde o protagonismo, assim como Paulo Miklos, Nicola Siri, Guenia Lemos e muitos outros, todos muito caricatas, resultado do formato. Marcos Jorge faz um bom trabalho, consegue valorizar as imagens com sequencias interessantes, mas também fica preso ao formato. O resultado é uma sátira de filmes sobre máfias, sem o brilho do original e sem identidade. Ainda assim vale o ingresso e a indicação etária é recomendada para maiores de 18 anos.
Estreia também nesta semana nos cinemas em Nova Friburgo Longlegs – Vínculo Mortal. Muita expectativa foi criada por essa produção o que se confirmou com a ótima bilheteria, o que não é normalmente esperado, principalmente ao se tratar de um filme de terror. Na verdade, é mais voltado para o suspense psicológico que se mistura com um thriller policial em que uma agente do FBI reabre um caso de um assassino em série e se depara com revelações macabras. Aparentemente é um tema básico, mas o grande mérito aqui está na direção de Oz Perkins que também escreveu o roteiro. São muitas cenas narrativamente pesadas e o que o diretor entrega, reforça isso, como na discussão em que as cabeças dos atores simplesmente não aparecem. Méritos também para o elenco. Maika Monroe faz um trabalho primoroso e carrega toda a tensão, assim como Nicolas Cage que interpreta o vilão com poucas aparições, mas intensas e completamente fora do convencional. Vale destacar ainda o trabalho de Andres Arochi com uma palheta de cores cinzentas e pesadas. Com uma hora e quarenta minutos, o filme entrega um trabalho competente até um pouco antes dos últimos minutos, quando entrega um final bem abaixo do que vinha construindo, mas isso não invalida toda a experiência que carrega. Vale muito o ingresso e a indicação etária é livre para todas as idades.
A última estreia desta semana em Nova Friburgo é Pets em Ação!. Mais uma animação chega aos cinemas com animais que precisam enfrentar desafios inusitados ao saírem de suas zonas de conforto. É a mesma história de sempre, dois pets, um gato e uma cadelinha que se odeiam, mas quando a família faz uma viagem, eles se perdem ao serem despachados e precisam unir forças para reencontrar a sua família. Visualmente fraco e com piadas batidas, é uma surpresa não ter ido direto para as plataformas de streaming, muito por conta do período de baixa temporada para os cinemas que acaba abrindo essas oportunidades. Ainda assim, para levar as crianças, vale o ingresso e a indicação etária é livre para todas as idades.
A dica desta semana para assistir em casa vai para Kaos. Série que estreia na plataforma da Netflix faz uma releitura da mitologia grega com uma proposta brega em que o Monte Olimpo está em crise com um Zeus paranoico a beira de uma queda eminente. Protagonizado por Jeff Goldblum, a série conta também com Janet McTeer, David Thewlis, Cliff Curtis, Aurora Perrineau e grande elenco.