A coluna da semana traz uma grande recordação. Mais que um brinquedo, o Forte Apache é uma lenda. Sucesso na década de 1970, ele se tornou um dos brinquedos mais populares da época.
O Forte Apache era um forte do Velho Oeste, fabricado pela Gulliver, com soldados, índios, cavalos, carroças, poços artesianos, espingardas, canhões e muitos outros acessórios. Cada item era único devido a importância do universo infantil da imaginação.
O brinquedo permitia que as crianças montassem e organizassem o forte da forma que desejassem, estimulando a criatividade. Grandes batalhas eram travadas entre soldados e índios, com invasões, defesas e fugas alucinantes.
Sucesso de vendas, o Forte Apache foi sucesso de vendas e se tornou um dos brinquedos mais desejados pelas crianças da época. Considerado um presente de luxo, não era acessível a todas as famílias.
O brinquedo é considerado por colecionadores uma relíquia, bastante valorizado por aficionados por brinquedos antigos. Especialistas relatam que sua criação foi inspirado em um forte real chamado Fort Apache, localizado no Arizona, EUA.