Periodontite e Alzheimer, qual a relação entre essas doenças tão distintas?

05/05/2019 20:47:04
Compartilhar

Todos sabemos ou já ouvimos falar sobre o Mal de Alzheimer. Essa doença degenerativa que não tem cura e afeta adultos em idade avançada.

No entanto, pouco sabemos qual seria a relação desse mal com as doenças da boca.

Estudos recentes realizados pela Universidade de Louisville nos Estados Unidos encontraram bactérias que causam periodontite (doença gengival) em cérebro de pessoas com Alzheimer.

Esses estudos comprovaram que essas bactérias causaram alterações no cérebro de camundongos semelhantes àquelas causadas pelo Alzheimer.

A pesquisa foi feita esfregando essas bactérias, que têm o nome de P. Gingivalis, na gengiva de camundongos saudáveis a cada dois dias durante seis semanas. Após um tempo, eles encontraram essas bactérias no cérebro desses animais e registraram um aumento da morte de neurônios. Verificaram aumento também de uma proteína que essas bactérias produzem.

Em cérebros de seres humanos com Alzeheimer os cientistas também encontraram enzimas tóxicas que essas bactérias produzem para sobreviver.

Naqueles seres humanos que apresentaram maior declínio cognitivo, essas bactérias ou suas enzimas foram encontradas em maior quantidade que nos demais.

Foram feitos testes com uso de antibióticos comuns em bloquear a ação dessas bactérias e suas enzimas em camundongos e seres humanos. Esses testes iniciais demonstraram uma redução das enzimas no cérebro e uma melhora na cognição dos participantes da pesquisa.

Importante é focar na prevenção da doença gengival visitando regularmente o dentista.

Esperamos ansiosos mais resultados que esclareçam a relação entre essas doenças e um possível tratamento para o Mal de Alzheimer.

Compartilhar