Presépio de São Francisco de Assis completa 800 anos          

20/12/2023 20:40:21
Compartilhar

O primeiro presépio que existiu no mundo foi criado por São Francisco de Assis, no Natal de 1223, Século XIII, portanto há 800 anos. Foi montado numa gruta, em Greccio, Província de Rieti, na Itália, tendo por finalidade explicar aos camponeses a história do nascimento de Jesus. Eles tinham dificuldade de aprender, porque a liturgia era toda em latim.                                                                                         

Com autorização do Papa da época, São Francisco construiu um cenário vivo, composto por um boi, um burrico, algumas ovelhas, participando um cavaleiro da nobreza local, Giovanni Velita e sua mulher Alticama Castelli. Sobre a manjedoura coberta de palhas, foi colocada uma imagem do Menino Jesus.

Com o passar dos séculos, o costume de montar presépios nas igrejas se expandiu, por todo o mundo, e se popularizaria, também, nos lares.                                                        

Foi por ocasião da proximidade do Natal de 1946, que ganhei da minha madrinha de Crisma, as primeiras figuras do presépio, ao passar alguns dias de férias, em sua casa no Rio. Eram elas: a Sagrada Família, os Santos Reis e seus camelos, um burrinho, um boi e a cabana.

A cada ano, sempre no início de dezembro, estando na cidade do Rio, minha mãe tinha o cuidado de adquirir, nas Lojas Americanas, uma peça nova para o presépio: pastores, carneiros, ponte, poço, castelo etc.

No começo, eu montava o presépio em cima de um móvel da sala. Alguns anos depois, meu pai, o médico Salim Lopes, encomendou a um carpinteiro uma armação para montá-lo num canto da sala, como um cenário, inclusive com alguns painéis de fundo, refletores e cortina.

Com o seu falecimento, eu passei a montar o presépio na sala de espera de seu antigo consultório, na parte térrea de nossa residência.

Uma das minhas maiores alegrias foi ter recebido, por três vezes, a visita de uma Folia de Reis. Eu sempre sonhei com isso, foi uma felicidade imensa, ficando realizada quando aconteceu.

Por ocasião do desastre climático ocorrido em nosso município, em 12 de janeiro de 2011- quando ocorreram deslizamentos, quedas de barreiras, inundações- o meu presépio ainda estava montado (tenho o costume antigo de deixá-lo até o dia de São Sebastião). Com o transbordamento do Rio Bengalas, foi inundada a sala onde ele fica e, por por questão de poucos centímetros, a água barrenta não passou por cima da mesa.  Um milagre aconteceu. O meu presépio foi preservado para a comemorar o seu 80º aniversário, em 2026.      

Salve o Menino Jesus!                                                                                                                

Compartilhar