Se esta é sua dúvida, saiba que muitas pessoas chegam ao consultório dentário com esse mesmo questionamento.
Isso porque sentem dores na articulação ou têm muitos dentes desgastados ou quebrados.
É preciso uma longa conversa sobre os hábitos de dieta, sono, cuidados de higiene e saúde geral. Um criterioso exame da arcada dentária em função e repouso antes de responder a esta questão também deve ser feito.
Muitas vezes o que se vê são outros hábitos ditos parafuncionais, ou seja, que não têm função como mastigação, deglutição ou fonação. São uma forma de descarregar o stress físico e/ou mental. Causam também desgaste dentário, dores articulares e até sensibilidade dentinária.
O Bruxismo é apenas mais um desses hábitos. Outros como apertamento dentário, roer unhas, morder tampa de caneta, piercing, cortar linha com o dente, comer arroz cru, etc.
Geralmente a pessoa só percebe que há algo errado quando começa a sentir dor.
O tratamento paliativo é feito com placas miorelaxantes (como explicado no artigo https://www.novafriburgoemfoco.com.br/post/o-que-sao-placas-miorrelaxantes ),medicamentos, fisioterapia e Botox. Não necessariamente tudo ao mesmo tempo. Dependendo do nível e causa do stress, pode ser necessário psicoterapia.
Tudo acompanhado pela reabilitação dentária que se fizer necessária.
Disse paliativo por que como se trata de um arco reflexo (uma mania inconsciente), tudo isso apenas trás à consciência o mau hábito. Mas ele está lá, é mecânico e involuntário podendo voltar em outra fase da vida.